LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES:

Um relato de experiência

Autores

  • Alex Rezende Heleno Instituto Federal de Roraima
  • Pedro Henrique Farias Vianna

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13712742

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de PLA; humanização do ensino; valorização da vivência.

Resumo

Este trabalho se constitui como um relato de experiências junto ao projeto de extensão Língua Portuguesa para Estrangeiros, executado no Instituto Federal de Roraima - IFRR, no primeiro semestre de 2023. O objetivo do curso foi proporcionar, aos migrantes, condições de se expressar autonomamente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa, de maneira a atingir um nível de competência comunicativa que possibilite uma melhor integração social e cultural, tendo em vista o número de migrantes que chegam ao Estado de Roraima, em virtude da crise socioeconômica e política na Venezuela. O Relato de Experiência fornecerá informações sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes em aprender um novo idioma e as estratégias que o professor utiliza para superá-las. Pretende-se, desse modo, refletir sobre a prática docente do professor e do estudante extensionista (licenciando em Letras), quanto ao ensino/aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA). Assim, empenhados em refletir sobre a própria prática, terão a oportunidade de compartilhá-la, por meio de um Relato de Experiência, com outros docentes em formação inicial ou continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

Rezende Heleno, A., & Henrique Farias Vianna, P. . (2024). LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES: : Um relato de experiência. PROLÍNGUA, 19(1), 63–77. https://doi.org/10.5281/zenodo.13712742