v. 17 n. 1 (2022): Variação e mudança linguísticas sob o enfoque da Linguística Funcional

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Publicado: 2022-08-01

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    Maria Angélica Furtado da Cunha , Denilson Pereira de Matos, Mabel Giammatteo
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.63899

Artigos

  • FUNCIONAMENTO DO SE É QUE CONDICIONAL: ANÁLISE DO CONECTOR A PARTIR DOS PARÂMETROS EXISTÊNCIA OU NÃO DE PAUSA E ORDEM DA ORAÇÃO ADVERBIAL

    Aymmée Silveira Santos, Camilo Rosa Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62302
  • NOMES EM –NTE: RECATEGORIZAÇÃO DO PARTICÍPIO PRESENTE E FLUIDEZ CATEGORIAL

    Fernando da Silva Cordeiro, Edvaldo Balduíno Bispo
    14-29
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62310
  • OLHA E GUARDA COMO MARCADORES DISCURSIVOS DO PORTUGUÊS E DO ITALIANO: INDÍCIOS DE MUDANÇA TRANSLINGUÍSTICA

    Mariangela Rios de Oliveira, Maria Gabriella Machado Lazzarotto
    30-45
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62396
  • DO ESPAÇO-TEMPO AO CONTRASTE, À CONDIÇÃO E À FINALIDADE: UMA ANÁLISE FUNCIONAL DO CONECTOR HIPOTÁTICO ANTES DE

    Ivo da Costa do Rosário, Marcello Martins Machado
    46-61
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62574
  • SABE? E ENTENDEU? COMO MARCADORES DE BUSCA DE APROVAÇÃO DISCURSIVA: VARIANTES DE UMA MESMA VARIÁVEL?

    Isa Caroline Aguiar Zanin, Sebastião Carlos Leite Gonçalves
    62-77
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62577
  • ¿POR QUÉ APRENDEMOS PORTUGUÉS? REFLEXIONES PEDAGÓGICAS SOBRE EL APRENDIZAJE DE PLE

    Danielli Neves Matias Santos
    78-88
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62552
  • CORONAVÍRUS COMO PESSOA: PADRÕES SEMÂNTICO-SINTÁTICOS NAS METÁFORAS DO CORONAVÍRUS

    Alice Ribeiro Dionizio, Heronides Maurílio de Melo Moura
    89-105
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62547

Resenhas

  • FONOLOGIA, FONOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO

    Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva
    106-109
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2022v17n1.62217