Anúncios

História da Prosppectus

A Prosppectus – Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações é um periódico científico do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba. Ela surge no primeiro semestre de 2021, do desejo de preencher uma lacuna no cenário nacional de uma revista especializada na divulgação de pesquisas qualitativas, que investigam a Contabilidade em diferentes contextos e por várias perspectivas teóricas.

Este periódico é fruto da inquietação de um grupo de professores que, em comum, possuem suas trajetórias de pesquisas centradas, preferencialmente, na utilização de métodos qualitativos. Foi no contexto de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 que encontraram motivação e disponibilidade para oferecer à comunidade acadêmica contábil um espaço especializado para disseminação da pesquisa qualitativa em Contabilidade.

A adaptação ao trabalho remoto, em conjunto com a necessidade de interação entre os pares, permitiu a articulação do referido grupo de professores que, além dos desafios da docência nessas novas condições, dedicaram-se, com todo empenho, ao exaustivo trabalho de conceber, planejar e executar uma estrutura de periódico científico específica, até então não oferecida pelos demais periódicos da área contábil.

Na concepção do projeto da Prosppectus, foram mapeados os critérios necessários para futura indexação nas melhores bases de dados repositórias de periódicos de alto impacto. Além disto, foi criado um plano de ação que visa alcançar um fator de impacto relevante.

Ressaltamos que a criação da Prosppectus é uma construção coletiva e contou com a colaboração de pessoas de diferentes instituições, consultadas em várias etapas, e suas contribuições foram discutidas, checadas e incorporadas, na medida do possível. A esses colaboradores agradecemos imensamente.

Com grande satisfação, oferecemos a Prosppectus a toda comunidade científica da área, no intuito de contribuir na busca pela consolidação da pesquisa qualitativa em Contabilidade.

Chamada de Submissões

A Prosppectus vinculada ao Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com edições semestrais e submissões em fluxo contínuo a partir de 2021, publica artigos teórico empíricos e ensaios dentro das linhas temáticas que conjugam temas tradicionais e inovadores em contabilidade.

Convidamos a comunidade acadêmica a submeter seus estudos qualitativos nas seguintes linhas: contabilidade e controle de gestão; inovação e sistemas de informações contábeis e gerenciais; estudos críticos e interpretativos em contabilidade; interfaces entre contabilidade, diversidade e (des)igualdades sociais; pesquisa e ensino em contabilidade; outros temas contábeis.

A Prosppectus estabeleceu como sua missão, divulgar pesquisas relevantes nas áreas de contabilidade e controle de gestão com enfoque qualitativo. E tem por visão, ser um periódico de referência para pesquisadores em contabilidade e controle de gestão divulgarem suas investigações qualitativas. Para tanto, contamos com suas submissões.

 

Equipe Editorial

Dra. Viviane da Costa Freitag

Dra. Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida

Dr. Tiago Henrique de Souza Echternacht

Ma. Valdineide dos Santos Araújo

Dra. Victoria Puntriano Zuniga de Melo