Impactos da Pandemia da Covid-19 na Gestão Financeira das Micro e Pequenas Empresas sob a Ótica de um Empresário Contábil.

Autores

  • Joanne Victória Cavalcanti de Oliveira Ferreira
  • Christianne Calado Vieira de Melo Lopes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59654

Palavras-chave:

Micro e Pequena Empresa; Gestão Financeira; Profissional Contábil; Pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem por objetivo verificar os impactos da pandemia da COVID-19 quanto à gestão financeira das micro e pequenas empresas sob a ótica de um empresário contábil.

Método: foi revisada a literatura versando sobre os conceitos de gestão financeira, a utilização de suas ferramentas por MPEs (Micro e Pequenas Empresas) e a relação entre serviços destes empreendimentos e escritórios contábeis. Sob uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo documental, cuja coleta de dados ocorreu com a técnica de aplicação de uma entrevista semi-estruturada com um empresário contábil pernambucano que atua a mais de 17 anos. 

Resultados: os resultados revelam, de acordo com a percepção do empresário, que as MPEs vêm enfrentando impactos financeiros decorrentes da pandemia da Covid 19, tais como: redução na obtenção de receitas, por conta do decreto de lockdown e por não se adaptar a migração para um novo formato de vendas online; inadimplência por parte de seus clientes em geral do interior, por conta do uso do vale, seja por uso do boleto bancário como uso de cadernetas; além de obstáculos nas obtenções das linhas de crédito por parte das esferas do governo. Neste período de pandemia, também, observou-se que houve um aumento na demanda pelo apoio dos escritórios de contabilidade na tomada de decisões.

Contribuições: desse modo, a pesquisa contribui com a discussão acerca do papel do profissional contábil, enquanto provedor de serviços capaz de organizar e orientar, quanto à saúde financeira das MPEs, em período de crise, por meio do fornecimento de informações que influenciam a tomada de decisão.

Relevância: o estudo se justifica pelo atual contexto de incerteza, causada pelas restrições dada a pandemia da COVID-19, os quais as MPEs tiveram que se adaptar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Ferreira, . J. V. C. de O. ., & Lopes, C. C. V. de M. (2021). Impactos da Pandemia da Covid-19 na Gestão Financeira das Micro e Pequenas Empresas sob a Ótica de um Empresário Contábil. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(1), 72–107. https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59654

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa