Evidenciação de Passivos Ambientais em Empresas de Energia Hidrelétrica.

Autores

  • Aglaeudis Ferreira Rodrigues Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Christiano Coelho Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Sueli Arnoud Fernandes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59761

Palavras-chave:

Passivos Ambientais, Evidenciação Ambiental, Energia Hidrelétrica

Resumo

Objetivo: verificar características da evidenciação de passivos ambientais assumidos em empresas hidrelétricas no Brasil frente à emissão de licenças ambientais.

Método: a pesquisa classifica-se como descritiva, documental e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Para realização desse estudo, foram consultados o EIA/RIMA das cinco empresas de energia hidrelétrica que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial, listadas na B3, além de suas Demonstrações Financeiras Padronizadas e os Relatórios de Sustentabilidade, referente ao período de 2012 a 2019.

Principais resultados: diante dos resultados obtidos, constatou-se que de acordo com o checklist 1 referente aos grupos de ações ambientais, os itens que foram divulgados de forma mais representativa nos relatórios das empresas de energia hidrelétrica no período de 2012 a 2019 foram os itens que tratam da Gestão de Recursos Hídricos, Educação Ambiental e Monitoramento Ambiental. Em relação ao checklist 2 (Passivos Ambientais), os itens que mais foram evidenciados pelas empresas foram as Provisões Ambientais, as Indenizações Ambientais e as Contingências Ambientais.

Contribuições: essa pesquisa contribui como auxílio na tomada de decisão dos usuários das informações contábeis, especialmente aos stakeholders. Além, de uma reflexão científica sobre o uso dos estudos ambientais.

Relevância: por meio desse estudo, nota-se a necessidade e a importância da evidenciação das práticas ambientais nos relatórios financeiros e de sustentabilidade de empresas, em especial as do setor de energia hidrelétrica. Os achados apontam que há necessidade de as empresas melhorarem as evidenciações acerca das informações ambientais reforçando o que se apresenta em outros estudos. Outro destaque é que, apesar do arcabouço teórico e legal existente para a realidade brasileira está aderente às normas internacionais, a evidenciação de passivos ambientais apresenta uma fragilidade de textos normativos que estão facultando a evidenciação de passivos ambientais em relatórios contábeis e suas respectivas notas explicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aglaeudis Ferreira Rodrigues Campos, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação em Ciências Contábeis (UFPB) - Pesquisador na área de Contabilidade para Usuários Internos e Externos com ênfase em Contabilidade Ambiental, Financeira, Tributária e Gerencial.

Christiano Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Ambientais (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB). Mestre em Contabilidade (2010) e Graduado em Ciências Contábeis (2002), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como Contador na Prefeitura de Rio Branco-AC e do Tribunal de Justiça do Acre; foi Conselheiro Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC). De 2005 a 2016 foi Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente atua como professor Adjunto junto ao Departamento de Finanças e Contabilidade/Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Interesse de pesquisas nas áreas de Ensino e Pesquisa em Contabilidade; Metodologias Ativas de Ensino; Gestão e Contabilidade Pública, Contabilidade e Gestão Ambiental; Desenvolvimento Sustentável em Territórios.

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI; Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2013, com atuação no Curso de Administração (CADM), e nos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFPB) e em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB). Vice-Coordenadora do Curso de Administração da UFPB (Gestão 2017-2019). Líder Tema 5 "Aprendizagem e Formação Acadêmica" / Divisão Acadêmica Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EPQ/ANPAD (Triênio 2015-2017). De 2004 a 2013 foi Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Economia da Universidade Federal do Acre. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da FIRB (2002-2004). Atual membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC/UFPB). Interesse nas áreas temáticas: Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade; Prática Docente e Metodologias Ativas; Educação para Sustentabilidade; Liderança Sustentável.

Maria Sueli Arnoud Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Ciências Contábeis , 2012, pelo Programa Multiinstitucional e Interregional UnB/UFPB/UFRN - Universidade de Brasília/Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Especialização e Graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Ferreira Rodrigues Campos, A., Coelho, C., de Araújo Lima Coelho, A. L., & Arnoud Fernandes, M. S. (2021). Evidenciação de Passivos Ambientais em Empresas de Energia Hidrelétrica. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(1), 108–135. https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59761

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa