Visão dos Gestores na Perspectiva do Balanced Scorecard e Eneagrama

Autores

  • Francielle Rodrigues Voltarelli
  • Jéssica Karine de Oliveira Gomes
  • Ketlyn da Silva Pasquali
  • Delci Grapegia Dal Vesco Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59927

Palavras-chave:

Aprendizagem e crescimento, Gestão de pessoas, Balanced Scorecard, Eneagrama

Resumo

Objetivo: este estudo buscou compreender as contribuições do eneagrama para execução da perspectiva aprendizado e crescimento do sistema Balanced Scorecard (BSC) – sendo essa a quarta perspectiva do BSC.

Método: elaborou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio do método de estudo de caso coletivo, tendo sua aplicação realizada por meio de entrevistas com três gestores que realizaram o curso do eneagrama.

Principais Resultados: a partir das respostas obtidas, constatou-se que a subcategoria processo de informação, da categoria de capacidade dos sistemas de informações e as subcategorias responsabilidade, autonomia e aprendizado da categoria motivação, empowerment, e alinhamento, possuem uma interação indireta com o eneagrama. Após identificação da posição dos gestores quanto às categorias abordadas, mesmo determinadas subcategorias apresentarem interação indireta, o consenso na maioria dos achados proporciona evidenciar uma interação positiva do eneagrama na quarta perspectiva do BSC.

Contribuições e Relevância: esta pesquisa contribui como um suporte para as organizações, no sentido de avaliarem os resultados encontrados e tentarem assim, introduzir a ferramenta do eneagrama como forma de suprir falhas e deficiências que possa haver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Rodrigues Voltarelli, F., de Oliveira Gomes, J. K., da Silva Pasquali, K., & Grapegia Dal Vesco, D. (2021). Visão dos Gestores na Perspectiva do Balanced Scorecard e Eneagrama. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(1), 27–56. https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2021v1n1.59927

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa