Percepção do Efeito da Implantação da Controladoria no Processo Decisório em uma Pequena Empresa do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Danton Mengue Leal Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Bianchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lauren Dal Bem Venturini Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: analisar os efeitos da implantação da controladoria no processo decisório de uma pequena empresa de fundos de investimento do Estado do Rio Grande do Sul na percepção dos gestores.

Método e/ou abordagem: a pesquisa é classificada como qualitativa e descritiva, operacionalizada por meio de um estudo de caso, com seus dados coletados de forma documental, observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas com três gestores da companhia.

Principais resultados: a gestão da empresa relatou que a controladoria proporciona informações eficazes, confiáveis e instantâneas para a tomada de decisões da própria empresa, havendo espaço ainda para melhorias quanto ao auxílio do processo decisório na gestão de recursos dos próprios fundos geridos pela companhia e na periodicidade das informações divulgadas aos sócios e diretores.

Contribuições: o estudo demonstra a importância de se ter a controladoria como um “braço direito” da gestão de pequenas empresas, pela sua capacidade de servir como instrumento de planejamento, organização e controle, além de ser uma ligação com as demais áreas da empresa, proporcionando informações mais otimizadas para o processo decisório.

Originalidade e/ou relevância: avaliar os efeitos da implantação de um novo setor, o de Controladoria no processo decisório de pequenos negócios, especificamente em uma gestora de fundos de investimentos, que administra recursos de terceiros e, portanto, precisa entregar favoráveis índices de retorno dos investimentos de seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danton Mengue Leal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Economia e Docente do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade - PPGCONT e do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - DCCA

Lauren Dal Bem Venturini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Leal, D. M., Bianchi, M., & Dal Bem Venturini, L. (2021). Percepção do Efeito da Implantação da Controladoria no Processo Decisório em uma Pequena Empresa do Estado do Rio Grande do Sul. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(2), 77–104. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/60644

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa