Proposta de um Balanced Scorecard Alinhado Estrategicamente aos Objetivos da Instituição de Ensino Superior: estudo de caso no departamento financeiro da UFSC

Autores

  • Gabriel Coelho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou propor um modelo de Balanced Scorecard para o Departamento Financeiro de uma Universidade Federal com medidas alinhadas a estratégia da instituição.

Método: Este estudo se enquadra na abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos é classificado como um estudo de caso, aplicado em um departamento financeiro e operacionalizado por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. Para o levantamento dos estudos que embasam esta pesquisa fez-se uso do ProKnow-C, com a seleção dos artigos sendo realizada em 04 de abril de 2018. Para a construção do mapa estratégico do departamento objeto de estudo, primeiro foi necessário determinar quais eram os objetivos e metas expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que tinham relação com as atividades do departamento. Por meio do entendimento das atribuições do setor frente aos demais, buscou-se o alinhamento organizacional. A etapa seguinte compreendeu a estruturação do mapa estratégico, identificação dos objetivos estratégicos e seus indicadores.

Principais Resultados: A partir das informações estratégicas registradas no PDI da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desdobrou-se os objetivos norteadores da estratégia do departamento em quatro perspectivas: Transparência, Clientes (internos e externos), Processos internos e Aprendizado e Crescimento. Foi elaborado o Mapa Estratégico do Departamento objeto de estudo, evidenciando as quatro perspectivas definidas, seus respectivos objetivos e a relação causa efeito estabelecida entre eles. Por fim, para elaboração do painel de desempenho, foram definidos doze objetivos, dezenove indicadores de desempenho, quinze metas e quinze iniciativas.

Contribuições e Relevância: Conforme a revisão de literatura, apenas 61% dos estudos apresentaram a construção de ferramentas, sistemas ou modelos empíricos com alinhamento das medidas com a estratégia da entidade analisada. Este achado fortalece a literatura acadêmica nesta direção. Os resultados corroboram com a conclusão de outros estudos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Coelho, G., & Murilo Petri, S. . (2021). Proposta de um Balanced Scorecard Alinhado Estrategicamente aos Objetivos da Instituição de Ensino Superior: estudo de caso no departamento financeiro da UFSC. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(2), 43–76. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/60745

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa