Educação Financeira na Formação em Ciências Contábeis

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino Superior, Ciências Contábeis

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar a conformidade presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Contábeis de uma universidade pública do estado de Alagoas, relacionado à Educação Financeira (EF).

Método: Trata-se de uma pesquisa básica, classificada como descritiva, com abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados coletados se deram de forma secundária, mediante análise de conteúdo do PPC e dos Planos de Ensino dos componentes curriculares ofertados.

Resultados: Os resultados evidenciam que o curso analisado apresenta conformidade de seu PPC e Planos de Ensino com as perspectivas da Educação Financeira, devendo envidar esforços para ofertar outros conteúdos programáticos, de modo a assegurar uma formação mais alinhada aos preceitos da EF.

Contribuições: A pesquisa contribui para ampliar as discussões direcionadas à implementação da EF nos currículos dos cursos superiores, sobretudo nos de Ciências Contábeis, vislumbrando-se a formação de profissionais com criticidade financeira e de consumo, bem como éticos e com responsabilidade socioambiental.

Relevância: A pesquisa se torna relevante diante da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que recomendem a inserção da EF na grade curricular do curso de Ciências Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Oliveira, N. J. S. ., Duarte, L. K. D. M. ., Moreira, J. de A. P. ., Santos, M. I. da C. ., & Carvalho, E. dos S. (2021). Educação Financeira na Formação em Ciências Contábeis. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(2), 105–129. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/61117

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa