Atendimento do Princípio da Entidade de Práticas de Controle Interno em Empreendimentos de Pequeno Porte

Autores

  • Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ariadla Nunes
  • Chistianne Calado
  • Cacilda Andrade

Palavras-chave:

Controles internos. Empreendimento de pequeno porte. Princípio da Entidade.

Resumo

Objetivo: identificar as práticas de controles internos em empreendimentos de pequeno porte que sinalizam para o atendimento do Princípio da Entidade pelos gestores.

Resultados: os resultados evidenciam que apesar da maioria amostral conhecer em parte o Princípio da Entidade e reconhecer sua importância para o controle e a gestão do empreendimento, estes não utilizam na prática, por considerarem difícil a separação de patrimônios. Complementando os achados da pesquisa, a maioria dos gestores afirma que não conhece as rotinas de controles internos questionadas, na aplicação da autonomia do princípio da entidade, e não sabem aplicar em seus empreendimentos.

Contribuições e Relevância: permitiu destacar a visão dos gestores sobre o conhecimento e a aplicabilidade desse princípio, de maneira que se torna relevante mudar o cenário dos gestores em tais empreendimentos, para que haja a observância e consequente aplicação dos controles internos de forma eficiente. A observância do Princípio da Entidade por meio de uma pesquisa aplicada, por alunos do primeiro período de uma universidade, permitiu que os mesmos sejam agentes de mudanças, fazendo-os atentar para a responsabilidade que terão em evidenciar para os gestores a efetiva aplicação deste princípio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Vasconcelos, A. L. F. de S. V., Almeida, A. S. N. de A., Lopes, C. C. V. de M., & Andrade, C. S. de . (2022). Atendimento do Princípio da Entidade de Práticas de Controle Interno em Empreendimentos de Pequeno Porte. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(1), 88–110. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/61407

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa