Surfando no Tsunami do Ensino Remoto Emergencial: a busca de formação docente nas ondas-caixotes, caldos e capotes durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) https://orcid.org/0000-0003-1897-4359
  • Daniel Ramos Nogueira Universidade Estadual de Londrina
  • Mayara Blaya Grupo Gen/Atlas

Palavras-chave:

Ensino superior, Brasil, Espaços de formação docente, Qualificações docentes

Resumo

Objetivo: A teoria da adoção de tecnologia (UTAUT) prevê a importância de fatores como utilidade, facilidade de uso, estrutura e influência social. Com a pandemia, o fator contextual se adicionou a esse modelo. A Covid-19 impôs a adoção do ensino remoto emergencial para possibilitar a continuidade das atividades de ensino. Nesse contexto, a qualificação pedagógica tecnológica se tornou essencial. No entanto, por conta do isolamento social, os espaços de formação docente tradicionais não estavam disponíveis. Assim, foi necessário recorrer a espaços de formação docente alternativos, às outras qualificações docentes (profissional, pedagógica e acadêmica) e à reflexão sobre a prática (Schön, 1983, 2000). Tendo esse contexto em mente, buscamos responder à questão de pesquisa: Como a formação docente foi reorganizada em um momento de adoção forçada do ensino emergencial?

Método: Utilizando dados disponibilizados pela ferramenta do Google Trends (Google Tendências), realizamos uma busca autônoma de termos associados à capacitação tecnológica docente instrumental.

Resultados: Nossas análises preliminares de resultados mostram que a primeira onda de formação docente teve uma característica mais instrumental com docentes buscando subsídios sobre como gravar aulas online, por exemplo; em uma segunda onda, nota-se uma orientação mais metodológica com a preocupação em como adotar metodologias ativas no ensino online. O tsunami do ensino remoto foi surfado por docentes com apoio de espaços de formação docente alternativos, como vídeos de You Tube e tutoriais disponíveis na Internet. Apesar dos caldos e capotes, a continuidade foi possível com uma adaptação em tempo recorde.

Contribuições: Nosso estudo traz três contribuições iniciais: possibilita um registro da experiência docente no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil; permite vislumbrar a utilidade do uso de ferramentas Big Data como o Google Trends em pesquisas sobre o contexto em que se dá a educação; traz uma outra possibilidade de accountability de informações sobre o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

É professora doutora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA-USP). Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGVSP), concluiu o mestrado e o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Pós-Doutorado na EAESP/FGVSP em Métodos Quantitativos aplicados a Contabilidade. Participou de estágio de pesquisa junto ao College of Education + Human Development da University of Minnesota. Atua como revisora de trabalhos em congressos e periódicos. É coordenadora administrativa do MBA Controller, co-coordenadora do Cefin da Fundação Instituto de Pesquisa Contábil, Atuarial e Financeira (FIPECAFI). Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação contábil, ensino de contabilidade, eLearning, docência no ensino superior, contabilidade, análise por envoltória de dados, análise de balanços, empresas de pequeno porte e gestão financeira para empresas de pequeno porte.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pereira de Castro Casa Nova, S., Nogueira, D. R., & Blaya, M. (2022). Surfando no Tsunami do Ensino Remoto Emergencial: a busca de formação docente nas ondas-caixotes, caldos e capotes durante a pandemia de Covid-19. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(1), 45–58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/62149

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa