Surfando no Tsunami do Ensino Remoto Emergencial: a busca de formação docente nas ondas-caixotes, caldos e capotes durante a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Ensino superior, Brasil, Espaços de formação docente, Qualificações docentesResumo
Objetivo: A teoria da adoção de tecnologia (UTAUT) prevê a importância de fatores como utilidade, facilidade de uso, estrutura e influência social. Com a pandemia, o fator contextual se adicionou a esse modelo. A Covid-19 impôs a adoção do ensino remoto emergencial para possibilitar a continuidade das atividades de ensino. Nesse contexto, a qualificação pedagógica tecnológica se tornou essencial. No entanto, por conta do isolamento social, os espaços de formação docente tradicionais não estavam disponíveis. Assim, foi necessário recorrer a espaços de formação docente alternativos, às outras qualificações docentes (profissional, pedagógica e acadêmica) e à reflexão sobre a prática (Schön, 1983, 2000). Tendo esse contexto em mente, buscamos responder à questão de pesquisa: Como a formação docente foi reorganizada em um momento de adoção forçada do ensino emergencial?
Método: Utilizando dados disponibilizados pela ferramenta do Google Trends (Google Tendências), realizamos uma busca autônoma de termos associados à capacitação tecnológica docente instrumental.
Resultados: Nossas análises preliminares de resultados mostram que a primeira onda de formação docente teve uma característica mais instrumental com docentes buscando subsídios sobre como gravar aulas online, por exemplo; em uma segunda onda, nota-se uma orientação mais metodológica com a preocupação em como adotar metodologias ativas no ensino online. O tsunami do ensino remoto foi surfado por docentes com apoio de espaços de formação docente alternativos, como vídeos de You Tube e tutoriais disponíveis na Internet. Apesar dos caldos e capotes, a continuidade foi possível com uma adaptação em tempo recorde.
Contribuições: Nosso estudo traz três contribuições iniciais: possibilita um registro da experiência docente no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil; permite vislumbrar a utilidade do uso de ferramentas Big Data como o Google Trends em pesquisas sobre o contexto em que se dá a educação; traz uma outra possibilidade de accountability de informações sobre o ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.