Um Estudo Qualitativo sobre a Aplicação da Disciplina Teoria da Contabilidade Durante a Pandemia Covid-19 para a Formação Profissional

Autores

  • Jorge Assef Lutif Junior UFRN https://orcid.org/0000-0002-3058-6116
  • Renato Carvalho da Silva UFRN
  • Atelmo Ferreira de Oliveira UFRN/PROFESSOR - CCSA
  • Diogo Henrique Silva de Lima UFRN/PROFESSOR - CCSA

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva analisar a percepção dos alunos de graduação durante o ensino remoto, ocasionado pela pandemia SARS-CoV-2, sobre a importância da disciplina de Teoria da Contabilidade no curso de Ciências Contábeis para a formação profissional e acadêmica. O problema de pesquisa foi identificar qual a percepção destes alunos a respeito da sua formação acadêmica associado a disciplina?

Método: Para tanto foi desenvolvido um questionário de 14 perguntas abertas de entrevista online e presencial a 13 alunos de Mossoró-RN e de Fortaleza-CE. Utilizou-se o software ATLAS.Ti para identificar as similaridades verbais, adjetivas, adverbiais e em especial da percepção destes sobre o tema.

Principais Resultados: Os resultados permitiram constatar que doze entrevistados consideram que a disciplina é de extrema importância para antecipar e guiar na prática contábil no exercício futuro da profissão; por fim a grande maioria foram enfáticos em afirmar que a disciplina Teoria da Contabilidade deve ser aplicada nos semestres iniciais, em especial entre o 3º e 5º período, para que possibilite a compreensão da realidade associada a formação profissional como um todo.

Contribuições: Nas instituições de ensino superior, muito se discute sobre impostos, escrituração e dos relatórios para a contabilidade, quase sempre associado ao discurso em sala quanto ao tocante da prática profissional, mas pouco se discute sobre a relação Teoria da Contabilidade e suas conexões de importância na formação profissional em virtude das concepções práticas estarem mais próximas com as concepções teóricas por terem sido ministradas no processo de ensino à distância

Originalidade e Relevância:  Esse estudo promoveu um comparativo entre alunos de instituições públicas e privadas no qual a observação qualitativa se desdobrou em várias reflexões e até mesmo sugestões de melhorias na estrutura curricular do curso e no posicionamento da disciplina da Teoria da Contabilidade durante a formação dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Assef Lutif Junior, UFRN

Professor da Estácio, Unichristus e Cairu. Mestrando em Ciências Contábeis - UFRN (2021-2022). Bacharelando em Direito - Uninassau (2020-2024). Bacharel em Contábeis (Univ. Fortaleza) - Bolsista e Louvor por Média Geral. Mestre Eng. de Produção (UFRN) com Bolsa Capes (2010-2012). Mestre em Adm (UNP) com Bolsa Docente (2018-2020). Pós Graduado em Economia e Desenvol. Territorial (PPGA/UFRN) com bolsa de Pesquisa - CNPQ (2013-2015). Pós Graduado em Adm. Financeira (UECE); Pós Graduado em Auditoria (UFC) com Bolsa de Produção - PROAUDI/CE. Tec. Com. Exterior (CEFET/FECOM). Téc. Informática - Programação Web pelo IFRN (2020-2021). Pesquisador pela Univ. Juan Carlos II / União Europeia na área de Finanças e Desenvolvimento Econômico Local (Madrid-Espanha - 2006). Entre 1995 a 2005 atuação com Gestão de Projetos, Gerente Adm-Financeiro, Coordenador de ONGs, Auditor Interno e Externo em Empresas de Grande Porte no setor Industrial e Comercial. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis - Presencial, Semi-Presencial e a Distância da Universidade Potiguar - UNP (2014-2019). Professor Titular de Graduação, Pos Graduação e Tecnólogos (2007-2019) nos Cursos de Engenharia, Adm, Contábeis, G. Pública e G. Financeira na UFC, UFRN, FAL, FATERN, FCC, ESTÁCIO e UNP em mais de 40 disciplinas distintas.

Renato Carvalho da Silva, UFRN

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), mestrando do curso de ciências contábeis/PPGCCon/UFRN (2021-2022), especialização em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2012) e MBA em Contabilidade Digital pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, com ênfase em SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal, Contábil e Contribuição. Possui experiência em contabilidade geral (elaboração das demonstrações contábeis, execução de relatórios financeiros, etc.), controladoria (elaboração de normas para realização de procedimentos internos, acompanhamentos de execução de processos, etc.) e auditoria (desempenhando atividades, tais como: determinação do grau de confiança, das informações e dados contábeis, preparados dentro da empresa; verificação do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos adotado pela empresa, etc). Atualmente trabalha com assessoria contábil para empresa salineira.

Atelmo Ferreira de Oliveira, UFRN/PROFESSOR - CCSA

Doutor (2018) em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação (Unb/UFPB/UFRN), mestrado (2003) em Ciência Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação (UnB/UFPB/UFRN/UFPE), especialização em Contabilidade Gerencial (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Ciências Contábeis (1991). Professor efetivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, ministrando as disciplinas Teoria da Contabilidade e Contabilidade Internacional. Experiência empresarial como Gerente de Controladoria (2008-2021) em uma Distribuidora de Combustível, experiência com gestor de contabilidade no setor de energia elétrica (1994-2008). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, setor de combustíveis, Contabilidade Societária e Internacional, evidenciação, regulação e liderança. Membro do grupo de pesquisa em contabilidade e avaliação econômica econômico-financeira de políticas públicas.

Diogo Henrique Silva de Lima, UFRN/PROFESSOR - CCSA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN. Possui trabalhos publicados nos seguintes temas: Finanças e Contabilidade Comportamental, Finanças e Pesquisa Qualitativa.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lutif Junior, J. A., Silva, R. C. da ., Oliveira, A. F. de, & Lima, D. H. S. de . (2022). Um Estudo Qualitativo sobre a Aplicação da Disciplina Teoria da Contabilidade Durante a Pandemia Covid-19 para a Formação Profissional. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 92–117. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/63832

Edição

Seção

Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada