Reflexos das Políticas Públicas Brasileiras voltadas à Pequenas Empresas durante a Pandemia de Covid-19 na Percepção de Empresários e Profissionais de Contabilidade

Autores

  • Carina Severo da Silva Cechin Fagundes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Letícia da Silva Machado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0002-2143-4495
  • Iago Ribeiro Bitencourt Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Cristiano Sausen Soares Universidade Franciscana

Palavras-chave:

Acciones de gobierno. Coronavirus. Empleo e ingresos. Microempresa.

Resumo

Objetivo: A pandemia de Covid-19 afetou o mundo todo no aspecto sanitário e econômico, requerendo políticas públicas para proteção do emprego e da renda. Dessa forma, o estudo tem por objetivo analisar os reflexos das políticas públicas emergenciais implementadas pelo Governo Federal brasileiro voltadas às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para proteção do emprego e da renda durante a pandemia de Covid-19, na percepção de atores sociais envolvidos no processo.
Método e Abordagem: Desenvolveu-se um estudo qualitativo e descritivo, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, associado ao levantamento mediante entrevistas com empresários e profissionais de contabilidade na cidade de Santa Maria/RS, mediante análise de conteúdo, cujas categorias identificadas referem-se à Divulgação e acesso as informações; Expectativa x Realidade; Dificuldades na obtenção dos benefícios; Vantagens e desvantagens; Oportunidades e desafios.
Contribuições: Os achados evidenciam reflexos financeiros percebidos pelos participantes da pesquisa em razão da redução do faturamento e dificuldades para quitação de dívidas comerciais, tributárias e trabalhistas no período. É reconhecida a tentativa de atenuar os efeitos da pandemia com as políticas públicas adotadas, consideradas importantes para a continuidade das empresas e preservação dos empregos, porém insuficientes na proteção da renda do trabalhador. Esses resultados podem contribuir no aspecto teórico, ao destacar as percepções dos envolvidos no processo, assim como no âmbito social e econômico, sobretudo considerando a relevância das MPEs.

Originalidade e Relevância: O estudo diferencia-se dos demais ao abordar os reflexos percebidos pelos atores sociais em relação às políticas públicas adotadas no Brasil durante a pandemia de Covid-19 em prol das MPEs, voltadas à proteção do emprego e da renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Severo da Silva Cechin Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Ciências Contábeis - UFSM

Letícia da Silva Machado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Ciências Contábeis UFSM

Iago Ribeiro Bitencourt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFSM

Cristiano Sausen Soares, Universidade Franciscana

Graduação em Arquivologia (UFSM); Ciências Contábeis (UFN); Mestre em Administração (PPGA/UFSM); Doutorando em Contabilidade (PPGC/UFSC)

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Severo da Silva Cechin Fagundes, C., da Silva Machado, L. ., Ribeiro Bitencourt, I., & Soares, C. S. (2022). Reflexos das Políticas Públicas Brasileiras voltadas à Pequenas Empresas durante a Pandemia de Covid-19 na Percepção de Empresários e Profissionais de Contabilidade. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 8–33. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/64243

Edição

Seção

Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada