Gestão Hospitalar no Contexto da Pandemia Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19. Orçamento hospitalar. Gestão de riscos.

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo identificar as principais adequações e mudanças inseridas no orçamento e controle gerencial de dois hospitais de referência para o enfrentamento da pandemia Covid-19.

Método e abordagem: A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com análise de cunho qualitativo, realizada por meio de dois estudos de caso, sendo dois hospitais filantrópicos, um localizado no estado de Santa Catarina e outro no Paraná. A coleta de dados foi realizada junto aos gestores, por meio de um roteiro estruturado de questões e da análise das demonstrações financeiras das entidades.

Principais resultados: Os resultados da análise demonstram que ambas as instituições sofreram alterações em seus controles internos, na quantidade de atendimento e nos custos dos serviços. Ambas as instituições apresentaram aumento do quadro funcional, sendo de 14% no hospital A e 32% no hospital B, 77,30% dos atendimentos do hospital A são pelo Sistema Único de Saúde, enquanto no hospital B representam 91%. Os resultados evidenciam que a pandemia aumentou a demanda de cuidados específicos relacionados ao estoque de insumos médicos, equipamentos e principalmente de mão de obra qualificada. Os aspectos relacionados a imprevisibilidade do contexto pandêmico dificultaram o controle e alteraram o orçamento.

Contribuições: Os achados destacam a importância dos controles internos como subsídio para o processo de tomada de decisões, bem como da profissionalização da administração para a gestão de crises e contingências.

Originalidade e Relevância: A pesquisa agrega como contribuição a relação entre a capacidade de gestão dos recursos e a agilidade de adaptação das instituições hospitalares frente às adversidades, visando a minimização dos danos causados pela crise instalada durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Dalmutt Kruger, S., Matiello, V. M. F. ., Piasentini, E., & Barichello, R. . (2022). Gestão Hospitalar no Contexto da Pandemia Covid-19. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 56–73. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/64268

Edição

Seção

Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada