Como a pandemia da Covid-19 afetou as práticas de governança e gestão digital? Uma análise nas Instituições de Ensino Superior do Brasil

Autores

  • Crislaine de Fátima Gonçalves de Miranda Universidade Federal do Paraná
  • Leandro Menezes Rodrigues
  • Ednalva Santos Pereira Leitão

Resumo

Objetivo: Analisar como a pandemia da Covid-19 afetou as práticas de governança e gestão digital das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil.
Método e abordagem: A pesquisa é classificada como descritiva, documental e de abordagem qualitativa. Descritiva, pois, buscou descrever e retratar os efeitos da pandemia da Covid-19 nas práticas de governança digital das IFES do Brasil. Documental, pois, analisou 194 Relatórios de Gestão Anuais correspondente a 97 instituições de ensino no período pandêmico (2020 e 2021). E qualitativa, pois, fez uso da técnica de análise documental para interpretar e analisar os dados, utilizando o mapa metodológico para estudos da Administração Pública proposto por Silva et al. (2020).
Principais resultados e contribuições: É possível afirmar que a pandemia causou diversos efeitos nas práticas de governança digital das instituições. O trabalho remoto e o ensino emergencial foram as principais justificativas abordadas pelas IFES. Serviços digitais, como contratação de plataformas, atualizações dos sistemas gerenciais, compra de equipamentos e criação de projetos de inclusão digital foram as mais relatadas. Além dessas práticas, foi possível identificar a existência de limitações estruturais e de pessoal nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) das instituições, o que causou grande impacto principalmente no primeiro ano pandêmico.
Originalidade e relevância: Evidencia como ocorreu a governança digital nas IFES durante o cenário caótico de pandemia, demonstrando quais foram as principais decisões dos gestores públicos e relata como as TICs foram aliadas para a prestação do serviço público educacional, principalmente, como no trabalho remoto e ensino remoto emergencial.
Palavras-chave: Governança Digital. Instituições Federais de Ensino Superior. Pandemia da Covid-19. Mudanças. Gestão Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gonçalves de Miranda, C. de F., Menezes Rodrigues, L., & Santos Pereira Leitão, E. (2022). Como a pandemia da Covid-19 afetou as práticas de governança e gestão digital? Uma análise nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 74–91. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prosp/article/view/64279

Edição

Seção

Mudanças tecnológicas e de governança em tempos de crise e retomada