Hegemonia e Feudos ou Diálogo Paradigmático? Repensando um Modelo Científico Plural a Partir de uma Releitura Kuhniana na Academia Contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2023v3n1.64589

Palavras-chave:

Paradigm. Accounting. Plurality. Hegemony. Scientific Model.

Resumo

RESUMO

 

Objetivo. Esta investigação teve como objetivo analisar a discussão paradigmática existente na academia contábil e suas implicações para o desenvolvimento de conhecimento a partir de uma releitura de Tomas Kuhn.

Método e/ou abordagem. O artigo é um ensaio teórico-opinativo. Nesse ensaio teórico, defende-se a ideia que a discussão paradigmática em contabilidade gerencial fornece subsídios para repensar o modelo científico hegemônico desenvolvido atualmente na contabilidade e as consequências para o desenvolvimento de conhecimento.

Principais resultados. O trabalho apresentado dá subsídios para compreender que a visão multiparadigmática, a proposta de straddling paradigm e o tratamento correlato dos termos epistemologia, metodologia e paradigmas são concepções contraditórias com os conceitos kuhnianos preconizados na obra “A Estrutura das Revoluções Científicas”. Para tanto, a análise da discussão paradigmática existente avançou em implicações para o campo científico em contabilidade.

Contribuições. Ao reafirmar os resultados encontrados da pesquisa apresenta-se a sua principal contribuição: a contabilidade está situada em um período pré-paradigmático, com a ausência de um paradigma na pesquisa. Do ponto de vista dessa pesquisa, argumenta-se que a obra de Tomas Kuhn deve ser utilizada com cautela pela comunidade de contabilidade gerencial, visto que não deve ser integralmente aplicada à contabilidade.

Originalidade e/ou relevância. Nesse contexto, sugere-se que as pesquisas em contabilidade gerencial evidenciem aspectos sociais como crenças, valores e relações de poder existentes na academia, e sua relação com o resultado científico; dando luz à uma visão subjetiva do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

dos Santos, T., & Costa, F. (2023). Hegemonia e Feudos ou Diálogo Paradigmático? Repensando um Modelo Científico Plural a Partir de uma Releitura Kuhniana na Academia Contábil. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 3(1), 82–98. https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9606.2023v3n1.64589

Edição

Seção

Ensaio Teórico