Comunicado - Reestruturação da Revista Abordagens

28.02.2024

Sobre formalização estatutária da Revista

 

  • A gestão da revista passará a ser regida por um estatuto a ser validado e votado democraticamente pelos estudantes ativos no PPGS;
  • A consulta na renovação do grupo central de gestão da revista será renovado a cada 2 (dois) anos;

 

Organização do time:

 

  • A proposta de gestão da revista segue a estrutura de duas comissões: comissão de pessoas editoras e comissão de comunicação:

 

  • Comissão de Pessoas Editoras 
    • Coordenação geral: compreende profissional que liderará os processos e delegar tarefas às pessoas editoras;
    • Pessoas editoras: compreende grupo de profissionais que designará às pessoas avaliadoras rotativas, avaliação e análise dos textos recebidos;
    • Pessoas Avaliadoras Rotativas/Pareceristas: grupo de pessoas  responsáveis pela avaliação e acompanhamento do processo dos artigos recebidos.

 

  • Comissão de Comunicação:
    • Grupo de profissionais dedicados na produção de peças publicitárias das produções da revista;



Sobre convocação de pessoas Editoras:

 

  • Será publicado um formulário para cadastro de estudantes ativos em programas de pós-graduação (mínimo mestrado) e egressos (ao menos mestrado concluído) com interesse para contribuição na editoração da revista; 
  • As pessoas editoras serão convocadas conforme demanda e de acordo com a área de interesse registrada no formulário. Ex.: a edição será um dossiê sobre sociologia do trabalho, então buscaremos no formulário quem definiu essa como área de interesse e consultaremos o/a estudante se há interesse em trabalhar na edição;
  • O prazo para resposta ao chamado é de 4 (quatro) dias. Em caso de não resposta, seguiremos com a lista.
  • Pessoas egressas do PPGS-UFPB ou profissionais da área (com, no mínimo, mestrado concluído) poderão se candidatar e atuar na revista;
  • Ao receber o material para avaliação, será encaminhado orientações para avaliação ou direcionamento dos artigos;



Sobre o desligamento da revista:

 

  • A não comunicação ou ausência das pessoas que atuam na revista direta e indiretamente será entendida como falta de interesse em seguir, portanto outra pessoa será chamada para o papel; esse/essa editor/a não poderá se candidatar ao papel por duas edições seguintes;
  • O não comparecimento nas atividades de treinamento compreenderá desligamento do time de editoração;
  • Só estarão no expediente da edição aqueles/aquelas que acompanharam o trabalho da edição até a publicação da mesma.

 

Comitê Editorial

D’Angelles Coutinho

Lays Lopes Carvalho

Luciana Carmélio

Rodrigo Ferreira