NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES RESPIRADORES ORAIS E NASAIS

Autores

  • Camila Isabel Santos Schivinski
  • Maíra Seabra de Assumpção
  • Renata Tiemi Okuro
  • Paloma Lopes Francisco
  • Patricia Blau Margosian Conti
  • Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro

Resumo

Objetivo: identificar a presença de respiradores orais (RO) e respiradores nasais (RN) na população escolar e caracterizar o nível de atividade física das duas populações. Material e métodos: Caracterizado como descritivo, foi realizado no período de 2 anos, incluindo crianças de 6 e 12 anos de idade de uma escola pública do interior paulista. As mesmas comparecerem ao ambulatório de otorrinolaringologia de um hospital universitário para serem submetidas a exames clínicos (otoscopia, oroscopia e rinoscopia) com a finalidade de identificar e dividir os grupos quanto ao padrão respiratório: respirador oral ou respirador nasal. Em seguida, avaliadores cegos quanto a esse padrão, aplicaram o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Resultados e Conclusão: Participaram do estudo 154 escolares, sendo 84 respiradores orais e, desses, 47 do sexo masculino. A média de idade dos respiradores nasais foi de 9,60±1,33, e 9,17±1,14 dos respiradores orais. Em relação ao nível de atividade física, ambos foram caracterizados como insuficientemente ativos. Verificou-se grande incidência da respiração oral entre os escolares analisados, sendo que, independente do padrão respiratório, respiradores orais ou nasais, as crianças apresentaram baixo nível de atividade física, importante constatação para estratégias preventivas e estimulação da prática de atividade física (NAF) no meio escolar. DESCRITORES: Fisioterapia. Pediatria. Respiração Bucal.

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Publicado

2012-10-05

Como Citar

Schivinski, C. I. S., Assumpção, M. S. de, Okuro, R. T., Francisco, P. L., Conti, P. B. M., & Ribeiro, M. Ângela G. de O. (2012). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES RESPIRADORES ORAIS E NASAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(3), 311–316. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/11902

Edição

Seção

Pesquisa