DISSECAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS NA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
Objetivo: Relacionar o ensino e a aprendizagem da disciplina de Dissecação na Anatomia Topográfica com a capacitação das habilidades gerais instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo seccional que envolveu uma população de 270 alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina Nova Esperança e da Universidade Federal da Paraíba, ambas em João Pessoa - PB. A amostra foi selecionada aleatoriamente e incluiu 132 graduandos, que responderam a um questionário estruturado desenvolvido pelos autores. Resultados: Não houve diferença significativa quanto ao sexo dos alunos entrevistados, tendo sido a média de idade de 21,7 anos. Dos 132 graduandos, houve o relato de que, frequente ou muito frequentemente, ocorreu o desenvolvimento de: capacidade de tomar decisões – 57,2%, liderança – 57,7%; administração e gerenciamento – 74,3%, comunicação – 87,1%, educação continuada – 76,0%, atenção à saúde – 59,8%. Conclusão: A dissecação tem importância na capacitação das habilidades gerais no ensino de Anatomia Topográfica e, portanto, pode contribuir com a formação do perfil do profissional médico preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina. DESCRITORES Anatomia. Dissecação. Educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2013-10-16
Como Citar
MEDEIROS, A. R. C., SILVA NETO, E. J. da, SARAIVA, M. G., COUTINHO, L. A. S. de A., MADRUGA NETO, A. C., SOARES, R.-M. S., ALENCAR, C. M. P., VIEIRA, I. G. N., & SILVA, Érika C. (2013). DISSECAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS NA FORMAÇÃO MÉDICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(3), 247–252. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/12631
Edição
Seção
Pesquisa