PROMOVENDO AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SÍFILIS ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem nas atividades realizadas junto aos estudantes de uma escola pública sobre a temática da sífilis, provenientes do projeto de extensão “Aprendendo sobre sífilis: Trabalhando com educação e saúde entre jovens”, desenvolvido no ano de 2010, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB/Brasil. Relato da Experiência: A ideia de se trabalhar essa temática se deve ao fato do aumento no número de jovens com vida sexual ativa e de gravidez na adolescência, associado ao elevado número de sífilis congênita em todo país. O projeto se desenvolveu com adolescentes matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Cuité. As acadêmicas de enfermagem e professoras envolvidas com o projeto realizaram rodas de conversa, peças de teatro, dinâmicas de grupo abordando a temática da sífilis, de outras DSTs e os métodos preventivos. As professoras coordenadora e colaboradora do projeto participaram das atividades e algumas vezes verbalizaram dúvidas sobre os assuntos. Considerações finais: Observou-se que as metodologias problematizadoras como as rodas de conversa, como também as que demandam métodos lúdicos facilitaram a troca de experiência entre a equipe do projeto e os adolescentes. No entanto ainda há necessidade de ampliar a divulgação das DSTs entre os jovens, bem como capacitar os professores do ensino fundamental para estarem abordando temáticas relativas ao cuidado em saúde com seus alunos. DESCRITORES Estudantes. Sífilis. Educação em Saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-03-23
Como Citar
ANDRADE, L. D. F. de, FARIAS, K. E. E., ARAÚJO, G. H., COSTA, G. de O. M., NUNES, P. C., & SARAIVA, A. M. (2015). PROMOVENDO AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SÍFILIS ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 161–166. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15289
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)