A MÍDIA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE OPINIÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Janaíne Chiara Oliveira MORAES Universidade Federal da Paraíba
  • Cynara Rodrigues CARNEIRO
  • Handerson Raphael Fernandes Vale DA CRUZ
  • Iluska Pinto da COSTA
  • Mônica Rafaela de ALMEIDA

Resumo

Objetivo: investigar a relação da mídia na formação de opiniões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), identificando se as informações passadas pela mídia à população contribuem para formação de opiniões negativas ou positivas acerca desse sistema. Material e Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, realizado em duas unidades básicas de saúde com 100 usuários, escolhidos de forma nãoprobabilística acidental, sendo utilizado para a coleta de dados um questionário de entrevista, de elaboração própria, contendo perguntas objetivas referentes ao delineamento da amostra e à temática proposta. Resultados: 91,1% dos participantes consideram que os meios de comunicação contribuem para a formação de opiniões acerca do SUS; 88,9% associam os informes veiculados a uma realidade que é tida como nacional e mais da metade das pessoas (58,9%) acreditam que a mídia tende a direcionar a sociedade para que esta fique em dúvida com relação à qualidade do SUS. Conclusão: observa-se que a mídia detém o poder de moldar com suas matérias, a visão dos telespectadores sobre determinados assuntos, estendendo-se essa influência a todas as classes e níveis socioeconômicos. Com relação ao SUS, as imagens passadas pelos meios comunicativos incitam a críticas pessimistas frequentes e isso, não obstante, compromete a efetivação do sistema enquanto esfera de participação social. DESCRITORES Meios de Comunicação. Opinião Pública. Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Janaíne Chiara Oliveira MORAES, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista em Saúde da Família; Membro e pesquisadora do Núcleos de Estudos e Pesquisas em Bioética da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2017-03-11
Como Citar
MORAES, J. C. O., CARNEIRO, C. R., DA CRUZ, H. R. F. V., COSTA, I. P. da, & ALMEIDA, M. R. de. (2017). A MÍDIA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE OPINIÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(2), 103-110. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n2.16749
Seção
Pesquisa