SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS E PROFISSIONAIS SEGUNDO OS ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.24192Resumo
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e a primeira causa de morte no Brasil. Uma forma de avaliar as ações de controle da hipertensão é a satisfação do usuário, pautada em suas experiências no serviço. Todavia, o processo de avaliação deve ser baseado na percepção dos três atores: usuário, profissional e gestor. Objetivo: O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho do serviço voltado para o hipertenso tomando como base as dimensões da atenção primária em saúde e comparar os indicadores de satisfação de profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família. Material e Métodos: Estudo transversal, de base populacional realizado com usuários e profissionais da Estratégia Saúde da Família dos municípios de João Pessoa e Campina Grande na Paraíba. Os instrumentos elaborados para o estudo foram baseados no Primary Care Assessment Tool (PCAT) em versões adaptadas e validadas para utilização em hipertensão. Os dados foram analisados utilizando-se o Teste de Mann Whitney, considerando significância estatística para p ≤ 0,05. Resultados: Os níveis de satisfação do usuário foram regulares ou baixos, enquanto os indicadores de satisfação dos profissionais foram altos. Conclusão: O cuidado não está sendo capaz de atender as necessidades do usuário ou, estas necessidades não estão sendo compreendidas pelos profissionais. O estudo fornece elementos científicos de apoio para a utilização dessa metodologia na avaliação de serviços voltados para o hipertenso. DESCRITORES: Avaliação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Hipertensão.Downloads
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Publicado
2017-06-26
Como Citar
SILVA, C. S., & PAES, N. A. (2017). SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS HIPERTENSOS E PROFISSIONAIS SEGUNDO OS ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(3), 229–238. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.24192
Edição
Seção
Pesquisa