ESTRESSE EM ESTUDANTES DO QUARTO ANO DE GRADUAÇÃO EXPOSTOS À REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.28653Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de estresse em alunos do quarto (último) ano de graduação, na fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Material e Métodos: Foram incluídos 51 alunos dos cursos de Graduação em Fisioterapia, Biologia e Sistemas de Informação de uma universidade de São Paulo - SP, que foram avaliados por meio de questionário de coleta de dados e pelo Inventário para Sintomas de Estresse em Adultos de Lipp. Resultados: Observou-se que o grupo Fisioterapia referiu com maior frequência (n= 10, 76,9%) que tem que fazer as atividades com muita rapidez e 69,2% (n= 9) do mesmo grupo afirmou que o trabalho exige frequentemente habilidades ou conhecimentos especializados (p = 0,002 e p = 0,02, respectivamente, Teste de Kruskal-Wallis). O grupo Biologia pareceu ter o pior relacionamento com os chefes e o melhor com os colegas e também referiu o maior número de sintomas associados ao estresse em 24 horas, uma semana e um mês (p < 0,0001, p < 0,0001 e p = 0,009, respectivamente, Teste de Kruskal-Wallis). Conclusão: O grupo Sistemas de Informação apresentou menor número de sintomas associados ao estresse, sugerindo maior adaptabilidade às exigências e problemas do dia-a-dia por esse grupo, comparado à Fisioterapia e Biologia. DESCRITORES Esgotamento Profissional. Transtornos de Estresse Traumático. Universidades. Estudantes. Monografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-11-15
Como Citar
LILLA, M., TULETA, I. D., AMARAL, J. B. de, SOUZA, P. C. de, & FRANÇA, C. N. (2017). ESTRESSE EM ESTUDANTES DO QUARTO ANO DE GRADUAÇÃO EXPOSTOS À REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 28653. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.28653
Edição
Seção
Pesquisa