ENFERMEIRO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA CARREIRA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.30927Resumo
Objetivo: identificar os limites e as possibilidades de ser enfermeiro professor, em cursos de graduação de instituições públicas do sul do Brasil. Material e Métodos: estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 16 enfermeiros professores de duas Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, Brasil. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de fevereiro e junho de 2015, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os participantes foram selecionados por amostragem não probabilística, do tipo bola de neve. Para análise dos dados foi adotado a proposta operativa para dados qualitativos. As questões éticas foram respeitadas mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisas. Resultados: os principais desafios da docência na enfermagem estão relacionados com a falta de preparo pedagógico do enfermeiro durante o seu processo de formação. Contudo, os enfermeiros professores buscam por novas metodologias de ensino, com destaque as problematizadoras, permanecendo em constante aprendizado na atuação docente. O aprimoramento da carreira docente desenvolve-se com o passar do tempo e pela experiência no exercício da docência, sendo determinantes os conhecimentos adquiridos também na prática de enfermagem. Conclusão: os enfermeiros professores preocupam-se com sua condição docente e buscam por novas metodologias pedagógicas, permanecendo em constante evolução e aprendizado nessa atuação. Os limites da prática do enfermeiro professor podem ser superados se o profissional admitir a sua condição de aprendiz, de ser inconcluso, disposto a assumir a construção do conhecimento em parceria com o acadêmico. DESCRITORES Docentes de Enfermagem.Educação em Enfermagem.Ensino.Downloads
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Publicado
2018-03-16
Como Citar
VENDRUSCOLO, C., POZZEBON, A., BENDER, J. W., KLOH, D., ZOCCHE, D. A. de A., & ZANATTA, E. A. (2018). ENFERMEIRO PROFESSOR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA CARREIRA DOCENTE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(2), 95–100. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.30927
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Pesquisa