FOTOEXPOSIÇÃO: HÁBITOS E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.33764Resumo
Introdução: é conhecimento básico na formação médica que a radiação ultravioleta pode provocar diversos danos à pele e que a fotoproteção é importante para evitar tais prejuízos. Essa informação deve ser aprofundada e discutida durante a graduação em qualquer área das ciências da saúde. Ainda, acredita-se que o impacto da informação deve resultar na aplicação do conhecimento na rotina de quem o recebe. Por isso, o trabalho buscou identificar em uma determinada instituição de ensino se alunos de medicina adquirem e tornam prático esse ensinamento. Objetivo: avaliar o conhecimento sobre exposição solar de alunos de medicina correlacionando com a aplicabilidade dessa informação nos seus hábitos. Material e Métodos: foi realizado um estudo descritivo transversal com 207 estudantes do Curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo - RS - de julho a dezembro de 2016. Os dados foram obtidos através de questionário padronizado autoaplicativo. Resultados: 93,6% dos alunos entrevistados responderam que já haviam recebido instruções sobre fotoproteção. 84,4% já haviam cursado a disciplina de dermatologia e, desses, 77,3% já haviam atendido pacientes com câncer de pele. Porém, 29,6% de todos os alunos entrevistados relataram utilizar protetor solar diariamente. Conclusão: os dados apontam que os estudantes avaliados sabem que a exposição solar inadequada tem por consequência efeitos nocivos sobre a pele, porém não apresentam o hábito de fotoproteção. O conhecimento está presente, porém não é aplicado. DESCRITORES Dermatologia .Fotoproteção.Radiação Solar.Ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-03-16
Como Citar
ROCHA, C. R. M. da, TRONCO, A., BORBA, F. W., LUNELLI, J., LAVRATTI, R. M., & TONIAL, F. (2018). FOTOEXPOSIÇÃO: HÁBITOS E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(2), 149–154. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.33764
Edição
Seção
Pesquisa