[ID 34466] AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE HIGIENE BUCAL DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n2.34466Resumo
Objetivo: Avaliar a eficácia de uma atividade de educação em saúde bucal realizada na Escola de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra no Município de Quixadá – Ceará sobre o conhecimento e o comportamento de higiene bucal de escolares. Material e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo e prospectivo com abordagem quantitativa. A amostra na primeira etapa foi de 86 escolares de 12 a 16 anos e de 79 na segunda etapa do estudo. Na primeira etapa do estudo, foi aplicado um questionário estruturado antes da atividade educativa e na segunda etapa, o questionário foi aplicado um mês depois, com a finalidade de avaliar se ocorreu mudanças nos hábitos e conhecimentos sobre a saúde bucal dos alunos. Os dados coletados por meio dos questionários foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: Antes da atividade educativa, somente 78% (n=67) dos alunos tinham ouvido falar em saúde bucal, enquanto um mês depois, 96% (n=76) dos estudantes responderam já terem ouvido falar. Antes da atividade educativa, somente 17% (n=15) dos estudantes responderam que a hora mais importante de escovar os dentes era antes de dormir. Depois de um mês, aumentou 43% (n=34). Conclusão: Após a atividade proposta, verificou-se um aumento expressivo na quantidade de alunos que melhoram seu conhecimento e seus hábitos de saúde bucal. O estudo mostra o quão importante se configuram as atividades de promoção de saúde bucal que podem ser capazes de proporcionar mudanças consideráveis no perfil de saúde e na qualidade de vida das populações. Descritores: Saúde Bucal. Educação em Saúde Bucal. Estudantes.Downloads
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Publicado
2019-07-05
Como Citar
da Silva, C. H. F., Dantas, E. S., Carneiro, S. V., & Carvalho Melo, E. A. (2019). [ID 34466] AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE HIGIENE BUCAL DE ESCOLARES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n2.34466
Edição
Seção
Pesquisa