[ID 48169] PREVALÊNCIA DE INATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

PREVALENCE OF PHYSICAL INACTIVITY AND ASSOCIATED FACTORS IN STUDENTS FROM THE STATE OF PERNAMBUCO

Autores

  • Lailah Maria Luiza Gonzaga Cavalcanti
  • Alison Oliveira da Silva
  • Fernanda Cunha Soares
  • Mauro Gomes Virgílio Barros
  • Jorge Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24nSupl.2.48169

Palavras-chave:

Exercício. Adolescente. Educação.

Resumo

Objetivo: Estimar a prevalência de adolescentes inativos fisicamente e identificar fatores associados a esse comportamento. Metodologia: Estudo transversal de abrangência estadual, realizado com 6002 adolescentes do ensino médio do Estado Pernambuco. Foi utilizado o questionário "Global school-based student health survey" (GSHS) aplicado em forma de entrevista coletiva. Os possíveis fatores associados pesquisados foram o sexo, a idade, a cor da pele, o local de residência, a escolaridade materna, o trabalho, o turno, a série e a participação nas aulas de educação física. O desfecho utilizado foi inatividade física, categorizada em sim/não. Foi realizada a análise descritiva, o teste Qui-quadrado e para análise multivariada foi utilizada a regressão logística binária. Resultado: A prevalência de adolescentes classificados como inativos fisicamente foi de 56,0%, sendo a proporção maior de meninas, classificadas como fisicamente inativas 66,6% quando comparado aos meninos (38,6%). As meninas tiveram 3 (IC:2,6-3,2) vezes mais chance de serem inativas quando comparadas aos meninos. Os adolescentes que não participavam das aulas de educação física tiveram 2,4 (IC:2,1-2,8) vezes mais chance de serem inativos. Conclusão: A prevalência de adolescentes inativos fisicamente foi alta, particularmente entre as meninas. Ademais, não participar das aulas de educação física esteve associado a maiores prevalências de inatividade física, o que ressalta a importância dessas aulas para os adolescentes. Assim, são necessárias estratégias em saúde pública visando difundir e estimular a adesão à prática de atividades físicas pelos adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Bezerra

Doutor em Educação Física - Professor associado da Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco - Recife - Pernambuco – Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Gonzaga Cavalcanti, L. M. L. ., Oliveira da Silva, A., Cunha Soares, F., Gomes Virgílio Barros, M., & Bezerra, J. (2020). [ID 48169] PREVALÊNCIA DE INATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO: PREVALENCE OF PHYSICAL INACTIVITY AND ASSOCIATED FACTORS IN STUDENTS FROM THE STATE OF PERNAMBUCO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(Supl.2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24nSupl.2.48169

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa