ID 48363 - PERCEPÇÃO DE AGRADO DE SONS E EXPOSIÇÃO AUTOIMPOSTA A NÍVEIS ELEVADOS DE PRESSÃO SONORA

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Investigar a relação entre a percepção de agrado dos sons e a intensidade sonora autoimposta. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal. Tomaram parte do estudo 100 participantes, de ambos os sexos, com média de idade de 22,3 anos (DP = 2,78). A coleta de dados foi dividida em três momentos: (1) preenchimento de um questionário com dados sociodemográficos e informações sobre hábitos auditivos; (2) escuta de 15 trechos de músicas, representantes de variados estilos musicais e atribuição de notas a cada uma delas de acordo com a percepção pessoal de agrado; (3) nova escuta dos mesmos sons representativos dos estilos musicais com escolha livre da intensidade sonora considerada desejável para cada som e registro desta intensidade em formulário apropriado. Resultados: Dentre os entrevistados, é frequente o hábito de ouvir música cinco ou mais dias por semana e a grande maioria afirmou usar fones de ouvido. Os estéreos pessoais são os principais tocadores para a maior parte da amostra. A associação entre o grau de agrado de um som e a intensidade sonora escolhida pelo sujeito para a escuta deste som, testada através do coeficiente de correlação de Pearson, resultou em coeficientes de correlação predominantemente fortes para todas as condições testadas. Conclusão: A escuta de sons agradáveis mostrou-se fortemente associada aos danos à saúde auditiva, requerendo atenção dos fonoaudiólogos, no sentido de promover maior sensibilização a respeito dos riscos para a saúde decorrentes da exposição a níveis de pressão sonora elevados. DESCRITORES: Som. Audição; Ruído. Estimulação Acústica. Percepção Auditiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Luanna Carvalho de Oliveira, Instituto Semear de Intervenção Comportamental.

Especialista em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade (Nível de Residência Multiprofissional). Especialista em Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia. Fonoaudióloga do Hospital Geral de Fortaleza e do Hospital Geral Dr. César Calls. Fonoaudióloga e coordenadora do Setor de Fonoaudiologia do Instituto Semear de Intervenção Comportamental.

Michelly Santos de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Saúde Coletiva pela UFPE, Especialista em Audiologia pela UNICAP, Docente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela UFPB. Professor Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia. Especialista em Audiologia, Linguagem e Fonoaudiologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Jaims Franklin Ribeiro Soares, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo, Professor Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Mestre em Psicologia Social pela UFPB, Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Oliveira, P. L. C. de, Andrade, M. S. de, Andrade, W. T. L. de, & Soares, J. F. R. (2019). ID 48363 - PERCEPÇÃO DE AGRADO DE SONS E EXPOSIÇÃO AUTOIMPOSTA A NÍVEIS ELEVADOS DE PRESSÃO SONORA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/48363