ID 48420 - VELOCIDADE DA FALA DE ADULTOS PESSOENSES SEM TRANSTORNOS DA FLUÊNCIA

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Apresentar as medidas de velocidade da fala (taxa de elocução e taxa de produção da informação) obtidas em jovens adultos pessoenses sem transtornos da fluência. Materiais e Métodos: Estudo experimental, transversal, descritiva, comparativa e quantitativa, realizada com 139 adultos falantes nativos do Português Brasileiro, com faixa etária entre 18:0 e 27:11 anos, naturais e residentes no município de João Pessoa-PB, de ambos os sexos. Por meio da coleta de amostras de fala semi-espontânea, realizou-se avaliação da fluência na fala com ênfase na análise das medidas de taxa de elocução em sílabas por minuto e segundo e taxa de produção da informação em palavras por minuto e segundo. Resultados: Para produção de uma amostra de fala composta por 200 sílabas fluentes, o jovem adulto pessoense utiliza uma média de 48,96 segundos para emissão média de 103,17 palavras fluentes. A taxa de elocução média foi de 252,17spm e 4,20sps e a taxa de produção da informação média foi de 130,09ppm e 2,17pps. Houve diferença estatística no total de palavras fluentes e de taxa de produção da informação em relação à idade, não revelando, portanto, diferença significativa da idade e sexo em relação às taxas de elocução. Conclusão: As principais medidas de velocidade da fala encontradas em adultos pessoenses com fluência típica foram as médias de 103,17ppm e 252,17spm, além da relação entre as variáveis idade e taxa de produção da informação, de modo que se observou uma redução na produtividade linguística com o avanço da idade. DESCRITORES: Fonoaudiologia. Medição de Velocidade. Diagnóstico Diferencial. Gagueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Paiva Santos, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB. Pós-graduanda em Linguagem pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

Edlla Luana Alves Ramalho, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Mayra Maria Oliveira de Lima, UFPE

Mestranda em Saúde da Comunicação Humana pela UFPE.

Flávia Luíza Costa do Rêgo, UFPB

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Ana Carla Estellita Vogeley, UFPB

Pós-Doutora em Linguística pela Vrije Universiteit (Amsterdam/Holanda). Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Hertha Maria Tavares de Albuquerque Coutinho, UFPB

Mestre e Doutoranda em Linguística pela UFPB. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Isabelle Cahino Delgado, UFPB

Professora Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Mestre e Doutora em Linguística pela UFPB; Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFPB.

Débora Vasconcelos Correia, UFPB

Especialista em Fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diretora Educacional Assistente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) e Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Santos, L. de P., Ramalho, E. L. A., Lima, M. M. O. de, Rêgo, F. L. C. do, Vogeley, A. C. E., Coutinho, H. M. T. de A., Delgado, I. C., & Correia, D. V. (2019). ID 48420 - VELOCIDADE DA FALA DE ADULTOS PESSOENSES SEM TRANSTORNOS DA FLUÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/48420