ANÁLISE DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES NA VISÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Natanias Macson da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Tassio Danilo Rego de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alexandre Bezerra Silva Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP
  • Jennifer do Vale e Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Educação Profissional em Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família. Saúde Materno-infantil. Gestantes.

Resumo

Introdução. A Atenção Primária à Saúde logrou êxito na prestação de melhores serviços à população e ampliou o conceito da educação em saúde pública, o que ganha destaque nas demandas das gestantes. Objetivo. Este estudo buscou analisar as percepções de profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, acerca dos serviços ofertados às gestantes e das práticas de educação em saúde, inerentes aos conteúdos e metodologias utilizadas nas ações educativas para as gestantes. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 15 profissionais da Estratégia Saúde da Família de Unidades Básicas de Saúde num município do Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu por via de entrevistas semiestruturadas e foi seguida pela Análise Temática de Conteúdo. Resultados. A partir da análise das unidades de significado dos relatos, emergiram quatro categorias: as visões acerca dos serviços ofertados à gestante; a comunicação e a relação profissional-paciente e (3) os métodos de ensino na atuação materno-infantil. Conclusão. Visualiza-se uma gama de realidades frente ao manejo assistencial dado às gestantes. Esse cenário mostra uma baixa diversificação pedagógica e limitações sobre o uso de métodos educativos. Faz-se imperativo vislumbrar a assistência à saúde para além das Unidades Básicas de Saúde, de maneira a fortalecer os espaços coletivos extramuros, com planos atuantes heterogêneos e que possibilitem maior adesão das gestantes, bem como a promoção de sua autonomia e emancipação.

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Biografia do Autor

Natanias Macson da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Biomédico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró/RN. Brasil. ORCID: 0000-0003-1044-7319

Endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rua Miguel Antônio da Silva Neto, Aeroporto, CEP 59607-360, +55 (84) 3315-2248, Mossoró/RN – Brasil. E-mail: nataniasmacson95@gmail.com

Tassio Danilo Rego de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró/RN. Brasil. ORCID: 0000-0002-8221-6352

Alexandre Bezerra Silva, Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP

Mestre em Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP. Natal/RN. Brasil. ORCID: 0000-0003-3401-9933

Jennifer do Vale e Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Docente Adjunto IV do Curso de Graduação em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mossoró/RN. Brasil. ORCID: 0000-0001-9121-1302

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Adjunta IV do Curso de Graduação em Medicina, Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN. Mossoró/RN. Brasil. ORCID: 0000-0003-4014-6242

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Silva, N. M. da, Queiroz, T. D. R. de ., Silva, A. B. ., Vale e Silva, J. do, & Nascimento, E. G. C. do. (2022). ANÁLISE DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES NA VISÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/61298

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa