[62263] REDE DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA PERNAMBUCO-PARAÍBA:

UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA NO PERÍODO DE 2011 A 2018.

Autores

  • Edjavane Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • André Luis Bonifácio de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62263

Palavras-chave:

Método, Avaliação de Implantação, Redes de Atenção à Saúde

Resumo

RESUMO

As avaliações em saúde são relevantes por propiciar o aperfeiçoamento das intervenções e gestão dos serviços em saúde. Nesta direção, entender os processos de implantação de programas, projetos ou ações em saúde é importante para apreender também seus resultados. Objetivo: apresentar um método para análise da estratégia de implantação de Redes de Atenção à Saúde (RAS),com ênfase na  Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba (RCP). Metodologia: O método de análise classifica-se como descritivo e como estudo de caso. Para tanto, utiliza perguntas que orientam a modelagem de programas para identificar o problema, entender o contexto social, político e organizacional à época da implantação, apontar para a escolha dos documentos a serem analisados e elaborar os instrumentos de pesquisa que auxiliarão no entendimento da estratégia de implantação das RAS. Resultados: Foram analisadas notícias de jornais, Atas da Comissão Intergestores Bipartite e Concelho Estadual de Saúde, bem como, documentos da implantação da RCP e entrevistas e questionários que possibilitaram compreender o processo a partir do olhar dos participantes da implantação da rede e reflexão de aspectos do contexto social, político e organizacional. Outrossim, revelou feitos da implantação que raramente são encontrados em documentos oficiais, possíveis de serem esclarecidos a partir da memória de seus atores chave. Conclusão: a avaliação da estratégia de implantação de RCP a partir do esquema com base na modelagem de programa, apresenta robustez, por abarcar aspectos internos e externos que possibilitaram a implantação, bem como, flexibilidade quanto a escolha dos documentos e instrumentos de coleta de dados, adaptando-se para a análise da estratégia de implantação independente da rede escolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Bonifácio de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciência Médica, vinculado ao Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/Paraíba – Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Rocha, E., & Bonifácio de Carvalho, A. L. . (2022). [62263] REDE DE CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA PERNAMBUCO-PARAÍBA: : UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA NO PERÍODO DE 2011 A 2018. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 26(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62263

Edição

Seção

Pesquisa e Práxis no desenvolvimento da Saúde Coletiva no Nordeste