O EXAME DE PAPANICOLAU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NUMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Teste de Papanicolau, Assistência de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as percepções de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma capital do nordeste acerca da realização do Exame de Papanicolau. Metodologia: Estudo qualitativo com 115 enfermeiros. Utilizou-se o software ALCESTE para a determinação das classes analíticas que foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: As principais potencialidades para a realização do exame foram atividades de educação em saúde, o acompanhamento longitudinal e integral das mulheres e a facilidade de acessibilidade geográfica à Unidade Básica de Saúde. Verificou-se a oferta da coleta do exame em dias definidos com agendamento por demanda espontânea. Os enfermeiros diversificavam turnos de coleta e captavam usuárias em datas comemorativas e campanhas. Quanto às fragilidades, identificou-se a falta de conhecimento, o medo, interferência do parceiro e a vergonha, além de discursos associados à gestão do processo de trabalho. Conclusão: A realização do exame na ESF ampliava o seu acesso. Porém, são necessários investimentos para potencializar a captação das usuárias, desenvolvimento de ações educativas eficazes, o estabelecimento de melhor fluxo de material e insumos, além de uma rede de apoio ao diagnóstico de lesões precursoras mais organizadas no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Virna Alves Barros, UFPB

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2004). Capacitação em Programa de Saúde da Família, pela Universidade de Pernambuco (2003). Especialização em Saúde Publica, na área de ciências da saúde pela FACISA (2006). Especialização em Docência no Ensino Superior em Saúde pela Universidade de Pernambuco. Especialização em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família- RENASF na Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2019) . Atualmente é enfermeira da Estratégia de saúde da Família enquanto estatutária da Prefeitura Municipal de Recife.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, UFPB

Professor Adjunto IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde do Idoso. Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva (LEPASC/UFPB).

Teodora Tchutcho Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira graduada pela UNILAB. Pós-Graduação: Especialista em Informática na Saúde pela UFRN. Mestranda em Saúde Coletiva - UFPB. Atuou como Bolsista de Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura PROEX PIBEAC: (Ações educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis: um projeto de extensão para prevenção e conhecimento dos jovens e adultos). Integrante do Grupo de pesquisa e extensão em qualidade dos serviços de saúde (GPExQS), Grupo de Pesquisa de Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER) da UNILAB. Integrante do projeto de pesquisa: O impacto dos modelos de gestão e financiamento na eficiência de serviços e resultados na atenção primária em metrópoles de um estado do Nordeste brasileiro. Ex-estagiaria (Políticas, gestão e planejamento em saúde. A vigilância epidemiológica em saúde) na 3ª Coordenadoria regional de saúde do Estado de Ceará em Maracanaú. Possui experiências em trabalhos comunitários como ativista: sensibilização de adolescentes e jovens contra infecção sexualmente transmissível e gravidez indesejável no Fórum Nacional de Juventude e População (FNJPGB), e no projeto Laço Sul-Sul jovem da Guiné-Bissau. Ainda como ativista, trabalhou no projeto Jovem contra Violência de gênero (JCVG) da prefeitura de Fortaleza/Ceará.

Paolo Porciúncula Lamb, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física (ULBRA/2006), fez Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (UFRGS/2012), Mestrado em Saúde da Família (UFPB/2019) e recentemente ingressou no Doutorado em Educação Física (UPE). Foi integrante da equipe do Projeto Capacitar, na qual é utilizada a Metodologia do Emprego Apoiado. Desde 2012 é Técnico de Referência na Rede de Atenção Psicossocial de Recife - RAPS (CAPS Adulto e AD). Compôs também uma equipe do NASF-AB durante 02 anos

Augusto José Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado e Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campos Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, Pau dos Ferros/RN (2018); Especialista em Docência para o Ensino Superior, na Universidade Potiguar - UnP (2021); Mestre em Saúde Coletiva, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB (2021). Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS). Estudante do Doutorado Acadêmico em Saúde Coletiva, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSCol, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN. Atuou como Enfermeiro na Unidade Mista de Saúde Mãe Joaquina, Paraná/RN (2019), como Diretor da Unidade Básica de Saúde Mãe Belinha, Paraná/RN (2019), como Enfermeiro Plantonista no Hospital Municipal Vereador Antônio Linhares, Luís Gomes/RN (2020-2021), e como supervisor de estágio hospitalar da Escola de Enfermagem Thereza Néo, Mossoró/RN (2021), atualmente é Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na Unidade de Saúde de São Bernardo, Luís Gomes/RN.

Mateus Osório da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), na linha de pesquisa "Políticas, Cuidado e Gestão Em Saúde: sistemas, redes e organização das práticas", pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi voluntário e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em projetos que atuaram na Rede Penitenciária do Estado da Paraíba. Estagiou no Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPSad) na cidade de João Pessoa. Foi Psicólogo colaborador do Projeto Aimée: Formação Clínica E Profissional No Atendimento Psicanalítico Em Instituições. Tem interesse na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e Atenção Básica.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Alves Barros, S. V. ., Guedes de Brito, G. E. ., Tchutcho Tavares, T., Porciúncula Lamb, P., Bezerra de Andrade, A. J., & Osório da Silva, M. (2023). O EXAME DE PAPANICOLAU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NUMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/62367

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa