Desempenho produtivo de bovinos Nelore em sistema de semi-confinamento recebendo diferentes tipos de suplementação
Resumo
A suplementação é extremamente importante quando se busca eficiência produtiva em épocas de baixa disponibilidade de pastagem. Objetivou-se mensurar o desempenho de bovinos Nelore não castrados quando submetidos em semiconfinamento com diferentes tipos de suplementação. Foram utilizados 237 bovinos Nelore, distribuídos em dois grupos, para o Grupo 1, foi oferecido 100g por animal de produto homeopático para melhor conversão alimentar, e para o Grupo 2 forneceu 1g por animal do probiótico para melhor absorção dos nutrientes da dieta. Os animais que receberam probióticos na sua alimentação apresentaram melhores resultados de peso final, consumo médio de matéria seca e conversão alimentar, p<0,01, com valores de 555,98 kg, 4,76 kg MS animal dia-1 e 3,12, respectivamente, enquanto os animais suplementados com produtos homeopáticos obtiveram peso final de 571,96 kg, consumo de médio de matéria seca de 5,78 kg MS animal dia-1 e conversão alimentar de 3,82. As avaliações de ganho de peso total, ganho de peso médio diário e rendimento de carcaça não diferiram entre os grupos. Pode-se concluir que a utilização do probiótico apresentou melhor eficiência no desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-07-09 (2)
- 2024-07-08 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).