A Revista Espaço do Currículo Publica Artigo de William Pinar
No número 1 de 2025, a Revista Espaço do Currículo publica, na Seção Especial, o artigo "PASOLINI, PEDAGOGIA PÚBLICA, PRESENÇA SUBJETIVA", de autoria do professor William F. Pinar (Universidade de British Columbia, Canadá).
Resumo: Neste artigo, Pinar invoca o intelectual italiano pós-Segunda Guerra Mundial Pier Paolo Pasolini, alinhando sua pedagogia pública – uma presença subjetiva imersa no contexto histórico – com um artigo de 2013 de Jake Burdick e Jennifer Sandlin. Pinar critica o que chama de engenharia discursiva, que descarta conceitos canônicos de educação e sugere, sem evidências, que mudanças no discurso podem alterar o mundo. Pasolini, em contraste, sabia da complexidade do momento e, sem os privilégios de um professor titular, arriscou sua vida para ensinar ao público italiano, alertando sobre o caminho catastrófico da humanidade, especialmente no que diz respeito à substituição da realidade pela virtualidade e à tecnologização que mascara as consequências do capitalismo desenfreado. Com foco no romance inacabado de Pasolini, Petrolio (Petróleo), e em um filme de 2014 que aborda os últimos dias do intelectual antes de seu assassinato, Pinar conclui com uma reflexão sobre o que Tetsuo Aoki chamou de espaço generativo de diferença, onde podemos reexperimentar, ou até reativar, um momento antropológico em que ainda éramos, mais ou menos, "humanos".
Confiram o texto na íntegra: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72923
Boa leitura!