O currículo do Bullying na novela da vida

Autores

  • Catarina Gonçalves
  • Fernando Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10542

Resumo

A violência na escola, assim como a que acontece em outros espaços sociais, é um fenômeno multifacetado. Compreendendo esta questão, pretende-se abordar, neste estudo, uma de suas faces, o bullying, refletindo sobre os comportamentos que compõem este fenômeno a partir da análise de uma ilustração apresentada na telenovela Caminho das Índias. A opção por estudar a representação do bullying a partir da novela deve-se ao fato de que a televisão ensina e forma modelos, constituindo formas de ser e pensar, contribuindo, assim, para a formação dos currículos culturais. A partir da análise do fenômeno e de sua ilustração na referida telenovela, pode-se observar que a família apresenta um relevante papel no que concerne aos atos de violência praticados dentro das escolas. Contudo, ressaltamos também o papel das escolas no combate e prevenção do bullying, destacando que cabe a estas instituir políticas de formação de valores, de combate à violência e de educação para a paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2011

Como Citar

GONÇALVES, C. .; ANDRADE, F. . O currículo do Bullying na novela da vida. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. DOI: 10.15687/rec.v4i1.10542. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/10542. Acesso em: 26 abr. 2024.