Educação infantil, currículo e saberes docentes: percursos de uma pesquisa-ação

Autores

  • Elaine Luciana Silva Sobral
  • Denise Maria de Carvalho Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i2.9671

Resumo

Apresentamos os processos, percursos e achados de uma pesquisa-ação que teve como objetivos: investigar saberes docentes necessários ao desenvolvimento de uma proposta curricular numa instituição pública de educação infantil e contribuir para a (re) significação, por parte de professores, de saberes necessários à construção de uma proposta curricular para a educação infantil. Com a participação de 19 sujeitos desenvolvemos observações não-participantes; entrevistas semi-estruturadas (individuais e coletivas); análise de documentos e seminários de estudos reflexivos. Analisamos duas categorias: 1) Saberes docentes relativos às concepções de currículo/proposta curricular e 2) Saberes docentes relativos às especificidades da educação infantil. Percebemos avanços no que se refere à (re)significação de tais saberes por parte dos sujeitos, configurando rupturas importantes com suas concepções iniciais. Apontamos para a necessidade de um trabalho de formação permanente, no contexto da instituição, de modo a propiciar o diálogo entre as práticas pedagógicas e as propostas curriculares.

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Publicado

2009-03-01

Como Citar

SOBRAL, E. L. . S. .; LOPES , D. M. . de C. . Educação infantil, currículo e saberes docentes: percursos de uma pesquisa-ação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i2.9671. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9671. Acesso em: 7 dez. 2021.