O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTO DA POLÍTICA DOS CICLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.22227Resumo
O presente artigo é parte da pesquisa em desenvolvimento vinculado ao Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, na Linha de Pesquisa “Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação”, cujo objetivo geral é avaliar a política dos ciclos de aprendizagem no Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação (SMED) da cidade do Salvador a partir da abordagem do ciclo de políticas. Os objetivos específicos estão organizados a partir dos cinco contextos propostos por Ball e colaboradores. Esse artigo é um recorte de um dos cincos contextos: o contexto da produção do texto. Dentro desse contexto, temos os seguintes objetivos: identificar se a SMED produziu textos oficiais sobre a política dos ciclos e textos secundários (subsídios, orientações, manuais, diretrizes); examinar por quem esses textos foram construídos; verificar quais são os destinatários dos textos. Para analisar os documentos utilizamos a análise de conteúdo. Até o presente momento da pesquisa chegamos as seguintes conclusões: a SMED produziu um total de quatro documentos principais e quatorze documentos secundários; nos processos de elaboração percebemos elementos superficiais de participação colaborativa; no que tange aos destinatários dos textos produzidos percebemos um público abrangente que vai desde o gestor municipal até a comunidade escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, Anuska Andréia de Sousa. O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTO DA POLÍTICA DOS CICLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 3, 2014. DOI: 10.15687/rec.v7i3.22227. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.586598. Acesso em: 21 abr. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
