PRECISAMOS FALAR SOBRE CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.32828

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento, Cultura, Teorias

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão teórica introdutória sobre o campo curricular. Destina-se especialmente para iniciantes que procuram por abordagens introdutórias mas que não sejam rasas e superficiais. Possui como foco uma discussão inicial mas atualizada e que visa estimular interessados na teoria curricular a se aprofundarem cada vez mais neste complexo e polissêmico campo da educação. Para isso, procura problematizar as vertentes tradicionais, críticas e pós-críticas do currículo chamando atenção para seus limites potencialidades. Ainda que introdutoriamente, defende a temática do conhecimento como fundamental para o campo curricular e de como pode ser apropriada por distintas concepções de currículo. O artigo espera contribuir pra preencher uma lacuna no que tange a disponibilidade de textos de caráter introdutório ao currículo com linguagem mais acessível para estudantes de graduação, professores da educação básica e interessados em geral.

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Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro, Universidade Católica de Minas, Brasil.

Doutorando em Educação - PUCMG e Professor do Curso de Pedagogia - FACISABH.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

RIBEIRO, M. de P. PRECISAMOS FALAR SOBRE CURRÍCULO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.32828. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.32828. Acesso em: 19 abr. 2024.

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