FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO

m estudo do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Campo Grande

Autores

  • Orlando Moreira Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Walter Guedes da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6956-0119

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42090

Palavras-chave:

Formação., Currículo., Projeto político pedagógico.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a importância da formação docente e do currículo, a partir da análise do processo de construção coletiva do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. O argumento desenvolvido é o de que o PPC busca atender dois níveis da organização do trabalho docente: a organização do curso em sua totalidade; e a organização do processo formativo que ocorre no desenvolvimento das disciplinas. Deste modo, considera a forma como a reformulação do PPC do curso foi concebida, visando atender, de um lado, as exigências técnicas e normativas e, de outro, priorizando a formação de professores éticos e críticos. O estudo identificou a relevância que o PPC assume na vida discente, docente e para gestores, bem como a importância da valorização de uma formação pautada na construção da identidade docente dos licenciandos.

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Biografia do Autor

Orlando Moreira Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação.

Walter Guedes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

JUNIOR, O. M. .; SILVA, W. G. da. FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: m estudo do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Campo Grande. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 238–251, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42090. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42090. Acesso em: 28 mar. 2024.