Revista Espaço do Currículo: Anúncios https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec <p>A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de <strong>qualis A3 (2017-2020) em Educação</strong>, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo socializar conhecimentos sobre abordagens curriculares produzidas em âmbitos Internacional e Nacional. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é facilitar e aprofundar o diálogo acadêmico, não de forma ruidosa, mas na perspectiva de dar visibilidade à relação existente entre sociedade, educação e currículo num mundo sem fronteiras. É uma publicação quadrimestral e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições e países.</p> pt-BR Wed, 15 Mar 2023 13:46:57 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Avisos: Novos artigos em Pré-publicação/Ahead of Print (AOP) na REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/806 <p>A REC – Revista Espaço do Currículo disponibilizou novos artigos em Pré-publicação/Ahead of Print (AOP):</p> <h3 class="title"><a id="article-65426" href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/65426">PENSAR O CÓDIGO DISICPLINAR<span class="subtitle">possibilidades de recomposição do mosaico curricular das disciplinas escolares</span></a></h3> <div class="meta"> <div class="authors">Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Luciana de Aquino</div> </div> <h3 class="title"><a id="article-62750" href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62750">A REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA (2007-2018)<span class="subtitle">princípios, políticas e mudanças nas finalidades da educação</span></a></h3> <div class="meta"> <div class="authors">Josilene Maria de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva</div> <div class="authors"> </div> <div class="authors"><span style="font-size: 0.875rem;">Confira o sumário da Pré-publicação/Ahead of Print (AOP): </span><span style="font-size: 0.875rem;">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2881</span></div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/806 Wed, 15 Mar 2023 13:46:57 -0300 Nova Publicação: Novos artigos em Pré-publicação/Ahead of Print (AOP) na REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/790 <p>A REC – Revista Espaço do Currículo disponibilizou novos artigos em Pré-publicação/Ahead of Print (AOP):</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64203">CURRÍCULO INTEGRADO: o que revela a práxis docente?</a></p> <p>Débora Gomes Gonçalves, Tatiana Polliana Pinto de Lima</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64205">CONCEPÇÕES DOCENTES NORTEADORAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS EM CRECHE</a></p> <p>Rosimeire Cruz, Maria Crélia Carneiro</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64491">O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO: uma revisão de literatura</a></p> <p>Maria do Socorro Souza, Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Juliane Colling</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/790 Wed, 01 Feb 2023 20:26:47 -0300 Avisos: A REC está utilizando a “Pré-publicação” (Ahead of Print) https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/787 <p>A Revista Espaço do Currículo – REC adotou a “Pré-publicação” (Ahead of Print) como ferramenta para veicular os textos aprovados, que ainda não foram designados a um número específico. Essa ferramenta dará celeridade na divulgação científica dos trabalhos já aprovados até sua publicação definitiva em uma das edições semestrais seguintes.</p> <p>Confira os textos em “Pré-publicação” (Ahead of Print):</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2881">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2881</a></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/787 Tue, 31 Jan 2023 18:52:48 -0300 Avisos: Publicação de texto do vol. 16, n 1, de 2023 (fluxo contínuo) https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/786 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC começou a disponibilizar os textos do vol. 16, nº 1, de 2023, em <strong>FLUXO CONTÍNUO</strong>. O dossiê intitulado “POR OUTROS PROJETOS POLÍTICOS DE CURRÍCULO”, que está sendo organizado pelos Profs. Drs. Franklin Kaic Dutra Pereira (UFRB), Saimonton Tinôco (UFPB) e pela Profa. Ma. Adriege Rodrigues (UFPB), já possui 18 textos disponíveis para consulta.</p> <p>Consulte os textos já disponíveis no sumário:</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2834">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2834</a></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/786 Tue, 31 Jan 2023 18:42:41 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 15, nº 3 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/775 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou o vol. 15, n° 3 de 2022, em parceria com a Associação Brasileira de Currículo – AbdC, intitulado “<strong>O QUE GANHAMOS, O QUE NÃO PODEMOS PERDER: criações curriculares e tecnologias nos cotidianos escolares</strong>”, de organização das <em>Profas. Dras. Denize Sepulveda (UERJ) e Sandra Kretli da Silva (UFES)</em>. O dossiê traz reflexões sobre a pandemia e como ela pegou a todos despreparados quanto ao modo de agir em diversos momentos. Nos processos educativos, não foi diferente. Assim, o último número de 2022, reuniu 21 artigos que potencializam os processos inventivos nas escolas públicas, nas universidades públicas e em outros espaços cotidianos.</p> <p>Acesse o sumário e confira os textos:</p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2827">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2827</a></p> <p>Boa leitura!</p> <p><a href="https://www.facebook.com/hashtag/ufpb?__eep__=6&amp;__cft__%5b0%5d=AZWtNevh_DKV__WOUb_s1rlzIrrEgQA1gmw6A2DV66Pmhm2mLuX4e7Doj9zwRBvwA14ion8Hn3fj3ZpKXvhqtYQ_fRb8FdUex_uSXZ__JuRXf4Sa_RLinCIgX0c_xsQ8BO9nafYnyAtMH5Abn2r6QMFHaOegpKqefSCN5OO6z1RQQsRqZZN-gAvAQbFN8L1p0sg&amp;__tn__=*NK-R">#UFPB</a> <a href="https://www.facebook.com/hashtag/geppc?__eep__=6&amp;__cft__%5b0%5d=AZWtNevh_DKV__WOUb_s1rlzIrrEgQA1gmw6A2DV66Pmhm2mLuX4e7Doj9zwRBvwA14ion8Hn3fj3ZpKXvhqtYQ_fRb8FdUex_uSXZ__JuRXf4Sa_RLinCIgX0c_xsQ8BO9nafYnyAtMH5Abn2r6QMFHaOegpKqefSCN5OO6z1RQQsRqZZN-gAvAQbFN8L1p0sg&amp;__tn__=*NK-R">#geppc</a> <a href="https://www.facebook.com/hashtag/revistaespacodocurriculo?__eep__=6&amp;__cft__%5b0%5d=AZWtNevh_DKV__WOUb_s1rlzIrrEgQA1gmw6A2DV66Pmhm2mLuX4e7Doj9zwRBvwA14ion8Hn3fj3ZpKXvhqtYQ_fRb8FdUex_uSXZ__JuRXf4Sa_RLinCIgX0c_xsQ8BO9nafYnyAtMH5Abn2r6QMFHaOegpKqefSCN5OO6z1RQQsRqZZN-gAvAQbFN8L1p0sg&amp;__tn__=*NK-R">#revistaespacodocurriculo</a> <a href="https://www.facebook.com/hashtag/curr%C3%ADculo?__eep__=6&amp;__cft__%5b0%5d=AZWtNevh_DKV__WOUb_s1rlzIrrEgQA1gmw6A2DV66Pmhm2mLuX4e7Doj9zwRBvwA14ion8Hn3fj3ZpKXvhqtYQ_fRb8FdUex_uSXZ__JuRXf4Sa_RLinCIgX0c_xsQ8BO9nafYnyAtMH5Abn2r6QMFHaOegpKqefSCN5OO6z1RQQsRqZZN-gAvAQbFN8L1p0sg&amp;__tn__=*NK-R">#currículo</a> <a href="https://www.facebook.com/hashtag/rec?__eep__=6&amp;__cft__%5b0%5d=AZWtNevh_DKV__WOUb_s1rlzIrrEgQA1gmw6A2DV66Pmhm2mLuX4e7Doj9zwRBvwA14ion8Hn3fj3ZpKXvhqtYQ_fRb8FdUex_uSXZ__JuRXf4Sa_RLinCIgX0c_xsQ8BO9nafYnyAtMH5Abn2r6QMFHaOegpKqefSCN5OO6z1RQQsRqZZN-gAvAQbFN8L1p0sg&amp;__tn__=*NK-R">#rec</a></p> <p> </p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/775 Mon, 19 Dec 2022 16:01:55 -0300 Chamada de textos: DOSSIÊ X CIPPC: Por outros projetos políticos de currículo https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/766 <p>O Corpo Editorial da Revista Espaço do Currículo (REC), convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o dossiê temático “<strong>Por outros projetos políticos de currículo</strong>", organizado pela Profa. Me. Adriege Matias Rodrigues - UFPB e pelos professores Prof. Dr. Franklin Kaic Dutra-Pereira - UFRB e Prof. Dr. Saimonton Tinôco - UFPB. O dossiê objetiva agregar textos inéditos com trabalhos e/ou pesquisas que tragam discussões curriculares para pensarmos a educação em sentidos amplos e inventivos, a partir de problematizações do cenário político (inter)nacional. Marcados pela pandemia de COVID-19 e pela ascensão das direitas ao poder, ansiamos questionar ordens, discursos, poderes e saberes instituídos, que buscam sedimentar verdades fora dos seres. Para não sucumbirmos, precisamos criar mundos possíveis, alimentarmos sonhos acordados, inventarmos educações admiráveis, que (re)componham as vidas. Estratégias de resistência coletiva e democrática que furem as tentativas de padronização, desmonte, bloqueio e interdição, assumidas por políticas conservadoras e neoliberais da atualidade.</p> <p><strong>As submissões ocorrerão até dia 12 de março de 2023.</strong></p> <p>Informações e normas da submissão podem encontrar no site da revista: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/about/submissions.</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/766 Sun, 23 Oct 2022 20:48:37 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 15, nº 2 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/765 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou <em>vol. 15, n° 2 </em>intitulado “<strong>CURRÍCULO E TEORIA DO DISCURSO: temas, estratégias e perspectivas...</strong>” e organizado pela <em>Profa. Dra</em> <em>Érika Virgílio Rodrigues da Cunha e pelos Profs. Drs. Rafael Ferreira de Souza Honorato </em><em>e</em><em> Hugo Heleno Camilo Costa</em>. O dossiê foi dedicado às contribuições da Teoria do Discurso aos estudos em currículo, oferece ao leitor uma coletânea de estudos que objetivam utilizar as teorizações de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e suas relações com visões pós-estruturais e pós-fundacionais, como referencial teórico, metodológico e epistemológico, capaz de auxiliar no que diz respeito à compreensão dos fenômenos curriculares, cujas naturezas complexas e dinâmicas requerem estratégias plásticas para a compreensão e para a projeção de diferentes formas de intervenção política. São artigos atentos e sensíveis a dinâmicas hegemônicas que marcam a produção de políticas de currículo, que tratam de questões ligadas à Educação Básica, à formação de professores, às subjetividades, aos distintos processos de identificação, bem como a outros processos articulatórios envolvidos com o campo da Educação. Todos os artigos, portanto, revolvem o tema central da desconstrução, que é a produção político-discursiva da sociedade, voltando-se ao terreno complexo da educação e da política curricular. A convergência de tais trabalhos tende, então, a oportunizar um contexto para conversas entre pesquisadores e pesquisas, temas, associações, concepções e interpretações teóricas e empíricas sobre como a Teoria do Discurso tem possibilitado a compreensão de diferentes questões curriculares que marcam o que podemos chamar de uma atualidade do campo.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2826">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2826</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/765 Tue, 18 Oct 2022 15:27:48 -0300 Avisos: PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE SUBMISSÃO PARA DOSSIÊ ABdC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/764 <p>A equipe editorial da Revista Espaço do Currículo - REC comunica a prorrogação do prazo de submissões de textos para o <strong>DOSSIÊ ABdC: O QUE GANHAMOS, O QUE NÃO PODEMOS PERDER - criações curriculares e tecnologias nos cotidianos escolares</strong>. Nesta edição, a organização está a cargo das Profas Dras Sandra Kretli da Silva - UFES e Denize Sepulveda - UERJ.</p> <p>O novo prazo para envio de trabalhos é até dia <strong>30/10/2022</strong>.</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/764 Fri, 30 Sep 2022 11:40:27 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 15, nº 1 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/743 <div class="kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">A Revista Espaço do Currículo - REC lançou o volume 15, número 1 intitulado “<strong>CURRÍCULOS, INTERSECCIONALIDADES E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM EDUCAÇÃO</strong>” organizado pelos professores <em>Allan Rodrigues (UNESA/UERJ), Luís Paulo Cruz Borges (CAp-UERJ) e Tiago Ribeiro (INES/UNR)</em>. O dossiê objetivou reunir um conjunto de textos que evidenciassem processos curriculares/educativos envolvendo questões étnico-raciais na escola, na universidade e na relação escola-universidade, mas também fora delas.</div> <div dir="auto"> </div> </div> <div class="cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql o9v6fnle ii04i59q"> <div dir="auto">Acesse o sumário e confira os textos:</div> <div dir="auto"><a class="oajrlxb2 g5ia77u1 qu0x051f esr5mh6w e9989ue4 r7d6kgcz rq0escxv nhd2j8a9 nc684nl6 p7hjln8o kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x jb3vyjys rz4wbd8a qt6c0cv9 a8nywdso i1ao9s8h esuyzwwr f1sip0of lzcic4wl gpro0wi8 py34i1dx" tabindex="0" role="link" href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2767?fbclid=IwAR1jGvaMQU5tvoUJ_h5_jUsdKSYODeHlabmMVMdIUVRy-bkcstioB4XnriQ" target="_blank" rel="nofollow noopener">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2767</a> <div> <div id="0DE9E47C-871A-4F90-8440-B190C216800A_3" class="mcafee_ok"> </div> </div> </div> </div> <div class="cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql o9v6fnle ii04i59q"> <div dir="auto">Boa leitura!</div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/743 Mon, 13 Jun 2022 14:00:51 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 14, nº Especial da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/731 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou um número especial em 2021, através da parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC. O <em>vol. 14, n° Especial</em> foi intitulado “<strong>DESLOCAMENTOS METODOLÓGICOS NAS PESQUISAS EM CURRÍCULO</strong>” e organizado pelas <em>Professoras Doutoras Iris Verena Oliveira de Oliveira (UNEB) e Núbia Regina Moreira (UESB)</em>. O dossiê pretende estimular conversações sobre os modos de fazer pesquisas no campo do currículo, considerando experimentos, criações e fabulações metodológicas que apontem os usos e limites da categoria currículo, a partir e para além do Ocidente. O intuito é apresentar tensionamentos, resistências, subjetividades diaspóricas, identidades fraturadas, intersecções e a diferença nas práticas e políticas que se desenrolam no ambiente escolar, na relação de profissionais da educação com os movimentos sociais, instituições públicas regulatórias, bem como nas esquinas e nas frestas da vida. Após a virada qualitativa nas pesquisas em educação observa-se a ampliação do número de pesquisas que investem em métodos e técnicas voltados para acessar o “chão da escola”, seja por observações, entrevistas ou conversas, tais estratégias insistem no espaço formativo como lócus para a coleta de dados, reiterando noções de sujeito, autonomia e realidade, que por vezes se chocam com o referencial teórico mobilizado. Nesse sentido, interessa questionar como a produção de mapas conceituais articulam-se com as encruzilhadas, os híbridos, as conversações e com as autobiografias. Em que medida, as pesquisas sobre currículo, produzidas a partir de outros pontos de vista e epistemes têm possibilitado deslocamentos nos pilares ontológicos, éticos e epistemológicos das metanarrativas modernas.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61884">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61884</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> <p> </p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/731 Sat, 19 Feb 2022 14:58:14 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 14, nº 1 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/672 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou o primeiro número de 2021. O <em>vol. 14, n° 1</em> foi intitulado “<strong>POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações</strong>” e organizado pela <em>Professoras Doutoras Ana Cláudia Silva Rodrigues, Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)</em>. O Dossiê é fruto da realização do IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares –GEPPC e reuni um conjunto de textos que fazem analises do contexto neoconservador em que o currículo toma a feição de uma espécie de janela do mundo, responsável por conduzir os interesses dos grupos que tentam, incansavelmente, estabelecer o que deve ou não ser aprendido e ensinado, utilizando-o como instrumento imprescindível aos inúmeros usos políticos. O discurso propagado e disseminado é que as instituições educacionais enfrentam uma grave crise e que se faz necessário uma intervenção/reformas para adequá-las às novas demandas que a sociedade exige.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2585">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2585</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/672 Thu, 27 May 2021 20:37:33 -0300 Nova Publicação: Publicação em Fluxo Contínuo https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/660 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC passou a adotar a <strong>PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO</strong>, seguindo a tendência das publicações científicas. Com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (<em>In progress</em>). À medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa.</p> <p>Essa possibilidade inovadora da publicação em fluxo contínuo de artigos, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos, promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários. O objetivo principal é acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leituras e citações.</p> <p>Com isso, visa-se, também, atender os requisitos para indexação em grandes bases de dados. Consequentemente, isto nos dará aporte para elevar a nossa classificação perante o Qualis. Dessa maneira, mantemos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional.</p> <p>A Equipe Editorial</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/660 Sat, 03 Apr 2021 14:12:23 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº especial da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/641 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou um número especial em 2020, através da parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC. O <em>vol. 13, n° Especial</em> foi intitulado “<strong>PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA: debates em um contexto de proeminências conservadoras</strong>” e organizado pela <em>Professora Doutora Ana Ivenicki (UFRJ)</em>, juntamente com o <em>Professor Doutor William Ribeiro (UFF)</em> e o <em>Professor Mestre Rafael Ferreira de Souza Honorato (UFPB)</em>. O dossiê reuni pesquisadores nacionais e internacionais com o objetivo de alargar o sentido de diferença, não apenas em termos de pertencimentos variados, mas de formas de pensar, de ser e de se produzir conhecimentos sobre o mundo, o que pode nos ajudar na difícil tarefa de reconstruirmos caminhos multiculturais. Conforme Ivenicki (2018), pensar na formação de professores para o respeito à diversidade cultural e o desafio a preconceitos tem sido o foco do multiculturalismo para esta formação. Distintos esforços no âmbito da pesquisa, especialmente considerando a produção em educação, demonstram uma pluralidade de pretensões de rompimento com a herança violenta como temos lidado com a alteridade; produzindo novos léxicos, debates e contextos que põem em xeque, a despeito das distinções epistemológicas, bases pretensamente homogeneizadoras. Assim, este trabalho coletivo apresenta iniciativas diversas: multi/ interculturalismo crítico; pós/ de/ des colonialismo; pós-estruturalismo, estudos raciais, surdos, de gênero ou <em>queer</em>.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2600">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2475</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/641 Sun, 03 Jan 2021 11:30:50 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº 3 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/634 <div class="kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">A Revista Espaço do Currículo lançou o terceiro número de 2020, vol. 13, n°3, intitulado “CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária” organizado pelas Professoras Doutoras Inês Barbosa de Oliveira (UERJ/Estácio) e Patrícia Raquel Baroni (UFRJ). O dossiê promove um debate em torno das relações que se estabelecem entre políticas educacionais oficiais e políticaspráticas cotidianas (OLIVEIRA, 2013), entendendo que essas últimas modificam, reinventam e usam a seu modo (CERTEAU, 1994) aquilo que lhes é dado para consumo. Os diferentes autores apresentam diferentes processos de regulação autoritária desenvolvidos no país desde 2016 que não são, e não poderiam ser, capazes de apagar a riqueza de possibilidades e de criações curriculares que se colocam nas diferentes realidades e são objeto de reflexões teóricas distintas.</div> </div> <div class="o9v6fnle cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">&nbsp;</div> <div dir="auto">Acesse o sumário e confira os textos:</div> <div dir="auto"><a class="oajrlxb2 g5ia77u1 qu0x051f esr5mh6w e9989ue4 r7d6kgcz rq0escxv nhd2j8a9 nc684nl6 p7hjln8o kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x jb3vyjys rz4wbd8a qt6c0cv9 a8nywdso i1ao9s8h esuyzwwr f1sip0of lzcic4wl py34i1dx gpro0wi8" tabindex="0" role="link" href="https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/issue/view/2476?fbclid=IwAR0k5wzcAXPFg9ZjsEaB9S-itXyHpft1s6fMc9vmGnQfS0Zuc_DnWPXLYVk" target="_blank" rel="nofollow noopener">https://periodicos.ufpb.br/.../index.php/rec/issue/view/2476</a></div> </div> <div class="o9v6fnle cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">&nbsp;</div> <div dir="auto">Boa leitura!</div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/634 Fri, 11 Dec 2020 21:32:58 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº 2 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/607 <p>A Revista Espaço do Currículo lançou o seu segundo número de 2020, vol. 13, n° 2, intitulado “<strong>O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: uma mirada para o mundo Ibero Latino-Americano</strong>” organizado pelos <strong>Professores Doutores Amurabi Oliveira (UFSC) e Antoni Sansisteban (UAB/Espanha)</strong>. O dossiê temático agrega pesquisas produzidas no contexto da América Latina, bem como de Espanha e Portugal, voltadas ao debate sobre o currículo para o ensino das ciências sociais – compreendidas aqui no ensino amplo do termo (antropologia, história, geografia, economia, sociologia etc.) – tanto na educação básica, quanto no ensino superior. Destacando-se a necessidade de se pensar de forma plural as diferentes experiências curriculares no ensino de tais ciências, considerando os fluxos, câmbios, continuidades e descontinuidades existentes nessa região geopolítica do Sul Global que é profundamente conectada em termos históricos, políticos e sociais.</p> <p>Acesse o sumário e confira os textos:</p> <p>https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2475</p> <p>Boa leitura!</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/607 Mon, 10 Aug 2020 10:04:39 -0300 Nova Publicação: Publicação do v. 13, n. 1 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/593 <p style="text-align: justify;">A Revista Espaço do Currículo - REC acaba de publicar o n. 1 do v. 13, de 2020. Intitulado “CURRÍCULO: criações e (re)insurgências” o volume foi organizado pela Prof. Dra. Rosanne Dias (UERJ) e o Prof. Dr. Rafael Marques (UFAC). O dossiê temático visa contribuir para as discussões curriculares, ao indicar que, o currículo pode ser conduzido a novas representações, sentidos e saberes. Espera-se receber propostas que contribuam para o questionamento contínuo das hegemonias <span class="text_exposed_show">epistemológicas para a construção de um novo marco que visa a constituição de outros lugares de fala na educação para ampliar a (re)criação de movimentos de reexistências no campo epistemológico, de lutas e embates das múltiplas perspectivas teóricas do currículo.</span></p> <div class="text_exposed_show"> <p>Acesso o sumário e confira os textos:&nbsp;<a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2474?fbclid=IwAR3cX8_gKJYdVQb8j3DBEQWFcnz9NLi0JNuGdOnTH0WZTBAwgPw62y-l9Og" target="_blank" rel="noopener nofollow" data-ft="{&quot;tn&quot;:&quot;-U&quot;}" data-lynx-mode="async" data-lynx-uri="https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufpb.br%2Findex.php%2Frec%2Fissue%2Fview%2F2474%3Ffbclid%3DIwAR3cX8_gKJYdVQb8j3DBEQWFcnz9NLi0JNuGdOnTH0WZTBAwgPw62y-l9Og&amp;h=AT3tdvKzbwVhGh_wNhHqzIsRB-WJl52GgYM606WBTD-ImfhcapKD4bqxSMNd67kUml3xB_5ywZ9HvVNpwDXGEdufPO9K7tLetT6HViw2qH45J-DPa9dGZDk45njk8yruMJqQiZJbigVahpEErx_9uq2I1kaHHIWoUUWGUaxQ_xsH1rlqAEJMtR3Sp3NFrKzWyqZ6tKbODTrJdJiQ_sd63nf2MEC1bm8vBL5nyuJZ2dpaEK8AMO5nPCM2gi49cuaAaXKNoBsl6UmaGfUITTCyEZk6FjlQRJC1sOsofIlV-EzBA-tZIwujOOonDsCNgl1hqLQbDQ1jvCcXk78DfVrYBQh37FgtAj_FGtz4c9VmdZvz1EupEmH7qAhI1TE2an40tRGEpF-cb5hEt2wDrre96e1LaVb_D4_IRSVNwVUbx-050W8uTJz8VS8uVGXnUPy2KredNY_3mRiBGEf-jEWET2JS0C3l9i3og8zmfTTFXn2KWesN-rvtURxnFCn5UjH9lZiw0I3Kx6Ig5ufsGzFBo0RQglONef0AV4lAb6gMtgBDET9lFLL-Uj_yVQMA7tTGb5Lvj5d75KUMIbdha_6O73hunYROZjBwawNTGu6XtjrO0TDNEyP5IjqveffhjNDHfJHakv5B">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2474</a></p> <p>Boa leitura!</p> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/593 Thu, 14 May 2020 22:41:13 -0300 Avisos: Guia do usuário da versão 3.0 do OJS https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/543 <p style="text-align: justify;">Com a atualização do sistema OJS para a versão 3.0, o sistema está com uma configuração e vizualização bem diferente do que tinhamos anterioremente.</p> <p style="text-align: justify;">Em caso de dúvida utiliza o guia do usário, <a title="Guia do usuário" href="https://drive.google.com/file/d/1I0xXSHaw_3pZJt8Uwocl0I1D8tnuVlfP/view?usp=sharing">clique aqui</a> para baixar.</p> <p style="text-align: justify;">Cordialmente,</p> <p style="text-align: justify;">A equipe editorial</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/543 Wed, 30 Oct 2019 00:44:21 -0300 Avisos: Atenção no momento da submissão! https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/531 <div align="justify"> <p>Caros leitores, autores e pareceristas,</p> </div> <div align="justify"> <div align="justify">Informamos a todxs que objetivando a ampliação e a visibilidade dos artigos publicados na Revista Espaço do Currículo - REC e em cumprimento ao ítem 7 das direrizes aos autores, solicitamos a todos os autores que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/). O ORCID é um identificador digital para o autor, indispensável nas revistas internacionais.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"> <p>Solicitamos que, após o registro, atualize seu perfil na plataforma da REC, utilizando seu login e senha.</p> </div> <div align="justify"> <div align="justify"> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Observação: caso tenha dúvidas, segue link de orientação: https://www.contentmind.com.br/orcid/</div> <div align="justify"> <p>Atenciosamente,</p> <p>Equipe Editorial da REC</p> </div> </div> </div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/531 Thu, 29 Aug 2019 00:00:00 -0300