Revista Espaço do Currículo: Anúncios https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec <p align="justify">A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de <strong>qualis A4 em Educação</strong>, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo socializar conhecimentos sobre abordagens curriculares produzidas em âmbitos Internacional, Nacional e, em particular, na Região Nordeste, que tanto carece de meios para publicar a sua produção científica. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é facilitar e aprofundar o diálogo acadêmico, não de forma ruidosa, mas na perspectiva de dar visibilidade à relação existente entre sociedade, educação e currículo num mundo sem fronteiras. É uma publicação quadrimestral (Janeiro, Maio e Setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições.</p> pt-BR Fri, 16 Jul 2021 15:04:31 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Nova Publicação: Publicado o vol 14, nº 1 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/672 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou o primeiro número de 2020. O <em>vol. 14, n° 1</em> foi intitulado “<strong>POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações</strong>” e organizado pela <em>Professoras Doutoras Ana Cláudia Silva Rodrigues, Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)</em>. O Dossiê é fruto da realização do IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares –GEPPC e reuni um conjunto de textos que fazem analises do contexto neoconservador em que o currículo toma a feição de uma espécie de janela do mundo, responsável por conduzir os interesses dos grupos que tentam, incansavelmente, estabelecer o que deve ou não ser aprendido e ensinado, utilizando-o como instrumento imprescindível aos inúmeros usos políticos. O discurso propagado e disseminado é que as instituições educacionais enfrentam uma grave crise e que se faz necessário uma intervenção/reformas para adequá-las às novas demandas que a sociedade exige.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2585">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2585</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/672 Thu, 27 May 2021 20:37:33 -0300 Nova Publicação: Publicação em Fluxo Contínuo https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/660 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC passou a adotar a <strong>PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO</strong>, seguindo a tendência das publicações científicas. Com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (<em>In progress</em>). À medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa.</p> <p>Essa possibilidade inovadora da publicação em fluxo contínuo de artigos, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos, promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários. O objetivo principal é acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leituras e citações.</p> <p>Com isso, visa-se, também, atender os requisitos para indexação em grandes bases de dados. Consequentemente, isto nos dará aporte para elevar a nossa classificação perante o Qualis. Dessa maneira, mantemos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional.</p> <p>A Equipe Editorial</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/660 Sat, 03 Apr 2021 14:12:23 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº especial da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/641 <p>A Revista Espaço do Currículo - REC lançou um número especial em 2020, através da parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC. O <em>vol. 13, n° Especial</em> foi intitulado “<strong>PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA: debates em um contexto de proeminências conservadoras</strong>” e organizado pela <em>Professora Doutora Ana Ivenicki (UFRJ)</em>, juntamente com o <em>Professor Doutor William Ribeiro (UFF)</em> e o <em>Professor Mestre Rafael Ferreira de Souza Honorato (UFPB)</em>. O dossiê reuni pesquisadores nacionais e internacionais com o objetivo de alargar o sentido de diferença, não apenas em termos de pertencimentos variados, mas de formas de pensar, de ser e de se produzir conhecimentos sobre o mundo, o que pode nos ajudar na difícil tarefa de reconstruirmos caminhos multiculturais. Conforme Ivenicki (2018), pensar na formação de professores para o respeito à diversidade cultural e o desafio a preconceitos tem sido o foco do multiculturalismo para esta formação. Distintos esforços no âmbito da pesquisa, especialmente considerando a produção em educação, demonstram uma pluralidade de pretensões de rompimento com a herança violenta como temos lidado com a alteridade; produzindo novos léxicos, debates e contextos que põem em xeque, a despeito das distinções epistemológicas, bases pretensamente homogeneizadoras. Assim, este trabalho coletivo apresenta iniciativas diversas: multi/ interculturalismo crítico; pós/ de/ des colonialismo; pós-estruturalismo, estudos raciais, surdos, de gênero ou <em>queer</em>.</p> <p><strong>Acesse o sumário e confira os textos:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2600">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2475</a></p> <p><em>Boa leitura!</em></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/641 Sun, 03 Jan 2021 11:30:50 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº 3 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/634 <div class="kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">A Revista Espaço do Currículo lançou o terceiro número de 2020, vol. 13, n°3, intitulado “CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária” organizado pelas Professoras Doutoras Inês Barbosa de Oliveira (UERJ/Estácio) e Patrícia Raquel Baroni (UFRJ). O dossiê promove um debate em torno das relações que se estabelecem entre políticas educacionais oficiais e políticaspráticas cotidianas (OLIVEIRA, 2013), entendendo que essas últimas modificam, reinventam e usam a seu modo (CERTEAU, 1994) aquilo que lhes é dado para consumo. Os diferentes autores apresentam diferentes processos de regulação autoritária desenvolvidos no país desde 2016 que não são, e não poderiam ser, capazes de apagar a riqueza de possibilidades e de criações curriculares que se colocam nas diferentes realidades e são objeto de reflexões teóricas distintas.</div> </div> <div class="o9v6fnle cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">&nbsp;</div> <div dir="auto">Acesse o sumário e confira os textos:</div> <div dir="auto"><a class="oajrlxb2 g5ia77u1 qu0x051f esr5mh6w e9989ue4 r7d6kgcz rq0escxv nhd2j8a9 nc684nl6 p7hjln8o kvgmc6g5 cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x jb3vyjys rz4wbd8a qt6c0cv9 a8nywdso i1ao9s8h esuyzwwr f1sip0of lzcic4wl py34i1dx gpro0wi8" tabindex="0" role="link" href="https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/issue/view/2476?fbclid=IwAR0k5wzcAXPFg9ZjsEaB9S-itXyHpft1s6fMc9vmGnQfS0Zuc_DnWPXLYVk" target="_blank" rel="nofollow noopener">https://periodicos.ufpb.br/.../index.php/rec/issue/view/2476</a></div> </div> <div class="o9v6fnle cxmmr5t8 oygrvhab hcukyx3x c1et5uql ii04i59q"> <div dir="auto">&nbsp;</div> <div dir="auto">Boa leitura!</div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/634 Fri, 11 Dec 2020 21:32:58 -0300 Nova Publicação: Publicado o vol 13, nº 2 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/607 <p>A Revista Espaço do Currículo lançou o seu segundo número de 2020, vol. 13, n° 2, intitulado “<strong>O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: uma mirada para o mundo Ibero Latino-Americano</strong>” organizado pelos <strong>Professores Doutores Amurabi Oliveira (UFSC) e Antoni Sansisteban (UAB/Espanha)</strong>. O dossiê temático agrega pesquisas produzidas no contexto da América Latina, bem como de Espanha e Portugal, voltadas ao debate sobre o currículo para o ensino das ciências sociais – compreendidas aqui no ensino amplo do termo (antropologia, história, geografia, economia, sociologia etc.) – tanto na educação básica, quanto no ensino superior. Destacando-se a necessidade de se pensar de forma plural as diferentes experiências curriculares no ensino de tais ciências, considerando os fluxos, câmbios, continuidades e descontinuidades existentes nessa região geopolítica do Sul Global que é profundamente conectada em termos históricos, políticos e sociais.</p> <p>Acesse o sumário e confira os textos:</p> <p>https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2475</p> <p>Boa leitura!</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/607 Mon, 10 Aug 2020 10:04:39 -0300 Nova Publicação: Publicação do v. 13, n. 1 da REC https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/593 <p style="text-align: justify;">A Revista Espaço do Currículo - REC acaba de publicar o n. 1 do v. 13, de 2020. Intitulado “CURRÍCULO: criações e (re)insurgências” o volume foi organizado pela Prof. Dra. Rosanne Dias (UERJ) e o Prof. Dr. Rafael Marques (UFAC). O dossiê temático visa contribuir para as discussões curriculares, ao indicar que, o currículo pode ser conduzido a novas representações, sentidos e saberes. Espera-se receber propostas que contribuam para o questionamento contínuo das hegemonias <span class="text_exposed_show">epistemológicas para a construção de um novo marco que visa a constituição de outros lugares de fala na educação para ampliar a (re)criação de movimentos de reexistências no campo epistemológico, de lutas e embates das múltiplas perspectivas teóricas do currículo.</span></p> <div class="text_exposed_show"> <p>Acesso o sumário e confira os textos:&nbsp;<a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2474?fbclid=IwAR3cX8_gKJYdVQb8j3DBEQWFcnz9NLi0JNuGdOnTH0WZTBAwgPw62y-l9Og" target="_blank" rel="noopener nofollow" data-ft="{&quot;tn&quot;:&quot;-U&quot;}" data-lynx-mode="async" data-lynx-uri="https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufpb.br%2Findex.php%2Frec%2Fissue%2Fview%2F2474%3Ffbclid%3DIwAR3cX8_gKJYdVQb8j3DBEQWFcnz9NLi0JNuGdOnTH0WZTBAwgPw62y-l9Og&amp;h=AT3tdvKzbwVhGh_wNhHqzIsRB-WJl52GgYM606WBTD-ImfhcapKD4bqxSMNd67kUml3xB_5ywZ9HvVNpwDXGEdufPO9K7tLetT6HViw2qH45J-DPa9dGZDk45njk8yruMJqQiZJbigVahpEErx_9uq2I1kaHHIWoUUWGUaxQ_xsH1rlqAEJMtR3Sp3NFrKzWyqZ6tKbODTrJdJiQ_sd63nf2MEC1bm8vBL5nyuJZ2dpaEK8AMO5nPCM2gi49cuaAaXKNoBsl6UmaGfUITTCyEZk6FjlQRJC1sOsofIlV-EzBA-tZIwujOOonDsCNgl1hqLQbDQ1jvCcXk78DfVrYBQh37FgtAj_FGtz4c9VmdZvz1EupEmH7qAhI1TE2an40tRGEpF-cb5hEt2wDrre96e1LaVb_D4_IRSVNwVUbx-050W8uTJz8VS8uVGXnUPy2KredNY_3mRiBGEf-jEWET2JS0C3l9i3og8zmfTTFXn2KWesN-rvtURxnFCn5UjH9lZiw0I3Kx6Ig5ufsGzFBo0RQglONef0AV4lAb6gMtgBDET9lFLL-Uj_yVQMA7tTGb5Lvj5d75KUMIbdha_6O73hunYROZjBwawNTGu6XtjrO0TDNEyP5IjqveffhjNDHfJHakv5B">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/issue/view/2474</a></p> <p>Boa leitura!</p> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/593 Thu, 14 May 2020 22:41:13 -0300 Avisos: Guia do usuário da versão 3.0 do OJS https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/543 <p style="text-align: justify;">Com a atualização do sistema OJS para a versão 3.0, o sistema está com uma configuração e vizualização bem diferente do que tinhamos anterioremente.</p> <p style="text-align: justify;">Em caso de dúvida utiliza o guia do usário, <a title="Guia do usuário" href="https://drive.google.com/file/d/1I0xXSHaw_3pZJt8Uwocl0I1D8tnuVlfP/view?usp=sharing">clique aqui</a> para baixar.</p> <p style="text-align: justify;">Cordialmente,</p> <p style="text-align: justify;">A equipe editorial</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/543 Wed, 30 Oct 2019 00:44:21 -0300 Avisos: Atenção no momento da submissão! https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/531 <div align="justify"> <p>Caros leitores, autores e pareceristas,</p> </div> <div align="justify"> <div align="justify">Informamos a todxs que objetivando a ampliação e a visibilidade dos artigos publicados na Revista Espaço do Currículo - REC e em cumprimento ao ítem 7 das direrizes aos autores, solicitamos a todos os autores que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/). O ORCID é um identificador digital para o autor, indispensável nas revistas internacionais.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"> <p>Solicitamos que, após o registro, atualize seu perfil na plataforma da REC, utilizando seu login e senha.</p> </div> <div align="justify"> <div align="justify"> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Observação: caso tenha dúvidas, segue link de orientação: https://www.contentmind.com.br/orcid/</div> <div align="justify"> <p>Atenciosamente,</p> <p>Equipe Editorial da REC</p> </div> </div> </div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/531 Thu, 29 Aug 2019 00:00:00 -0300