Revista Espaço do Currículo https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec <p>A <strong>Revista Espaço do Currículo - REC</strong> é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com edições quadrimestrais e <strong>qualis A3 (2017-2020) em Educação</strong>, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo é divulgar estudos curriculares nacionais e internacionais que dialoguem com as diversas vertentes epistemológicas do campo, destacando a relação entre sociedade, educação e currículo. A seleção dos artigos submetidos é feita por um Conselho Editorial formado por pesquisadores de diversas instituições e países. <em>A revista não cobra taxas para a publicação dos textos</em>.</p> <p><strong>Financiamento do Periódico</strong></p> <p>A REC é mantida financeiramente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.</p> pt-BR <p style="margin-bottom: 8.0pt; text-align: justify; line-height: 150%;">Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.</p> rec@ce.ufpb.br (Profa. Dra. Ana Claudia da Silva Rodrigues e Profa. Dra. Maria Zuleide da Costa Pereira) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DO SISTEMA ACAFE https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66462 <p>Este ensaio analisa as ementas dos componentes humanísticos nos cursos de Engenharia Civil das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. O problema investigativo se formula no seguinte questionamento: qual o sentido pedagógico das ementas dos Componentes Humanísticos nos Cursos de Engenharia Civil do Sistema ACAFE a partir da proposta educacional da PHC? Trata-se de uma pesquisa de método histórico-crítico, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, com coleta de dados bibliográfica e documental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, considerando três categorias: historicização, concreticidade e neotecnicismo. A amostra é composta por cinco cursos de Engenharia Civil ofertados por instituições do sistema ACAFE. O estudo se divide em três momentos: primeiramente, delimitam-se os pontos principais da PHC. No segundo momento, descreve-se a metodologia, o universo e a amostra da pesquisa. No terceiro momento são feitas as análises dos componentes a partir da PHC. Os resultados apontam que, mediante a carga horária e os ementários estudados, não se pode afirmar que exista uma preocupação de um ensino crítico. Assim, as ementas dos componentes não apresentam uma filiação pedagógica alinhada à perspectiva da PHC. Ao contrário, as ementas reproduzem o neotecnicismo mascarado por um discurso de inovação pedagógica. Portanto, o sentido pedagógico dos componentes humanísticos dos cursos de Engenharia Civil é tomado pelas ingerências do mercado, na reprodução massiva de um ensino sem criticidade e voltado à formação de mão de obra qualificada para o mercado global.</p> Rogerio Augusto Bilibio, Marcio Giusti Trevisol, Davi Alexandre Schoenardie Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66462 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 O PENSAMENTO FREIREANO NA DÉCADA DE 1950 SOBRE O “DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO DA ALUNA-PROFESSORA” https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68490 <p>Esta escrita consiste em apresentar o pensamento freireano no início do seu itinerário educacional em Recife, seus colaboradores e algumas das suas contribuições. Traz parte do resultado de uma pesquisa, que buscou fazer um levantamento dos registros na década de 1950, de Paulo Freire, em Recife. Para tanto, detemo-nos no <em>Livro de Atas da Escolinha de Arte do Recife</em>. Como resultado obtivemos dados da participação de Paulo Freire como membro da Direção da Escolinha de Arte do Recife. Com estes documentos foi possível consolidar as ideias de Paulo Freire, contidas numa carta de 1958, que retrata seu comprometimento com o currículo e com a formação estética nos projetos da Escolinha de Arte do Recife. Desta forma, acreditamos que os resultados são relevantes para compreender, tanto sua contribuição para a história do ensino da arte, quanto o lugar da estética na sua concepção de educação.</p> Teresinha Vilela, Aristóteles Berino Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68490 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67285 <p>O objetivo do presente artigo foi o de analisar diferentes licenciaturas em educação do campo (LEDOCs) no que toca às formas de seus desenhos curriculares. O que motivou a presente análise foi o movimento da política educacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) que inseriu dentro das Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil inovações curriculares como a Alternância Pedagógica e a formação por área de conhecimento. Desta forma, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de dezesseis instituições em relação ao: a) debate em torno da área de conhecimento; b) o debate da agroecologia e (c) a opção de cada curso e o arranjo curricular para trabalhar com a interdisciplinaridade e propiciar uma formação multidisciplinar por área de conhecimento. A análise pautou-se pelos textos curriculares e as matrizes desenvolvidas. Da análise dos dados o que se percebeu é que uma minoria de cursos traz debates mais aprofundados sobre Ciências da Natureza e Agroecologia em seus projetos. Também percebeu-se uma diversidade de formatos curriculares que se organizaram em três currículos distintos. De maneira geral o que se pode compreender é que o PROCAMPO impulsionou inovações curriculares nas Universidades brasileiras e contribuiu para o estabelecimento de uma diversidade curricular nas licenciaturas.</p> Ehrick Eduardo Martins Melzer Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67285 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 CONTRIBUIÇÕES DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS/AS PARA O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68469 <p>Esta pesquisa tem como objetivo identificar, por meio dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, as contribuições que o ensino de arte e a aproximação de artistas contemporâneos/as acrescentam para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter investigativo, que aproxima os estudos de Elkonin (2017) e Leontiev (2004) em uma abordagem que envolve os estágios do desenvolvimento infantil e a atividade principal de cada um deles na primeira infância, com a arte contemporânea. Primeiramente, relaciona-se o contexto da Educação Infantil e do ensino de arte sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Cultural para o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Posteriormente, analisa-se as obras de arte contemporâneas e suas contribuições para a Educação Infantil. Ademais, conclui-se que o ensino da arte, em especial da arte contemporânea, na Educação Infantil traz contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Os resultados alcançados a partir desta pesquisa evidenciam a importância de o(a) professor(a) estruturar e sistematizar um ensino de arte que supere as atividades mecanizadas, naturalizadas e espontaneístas com crianças, porém, sem recair puramente em um tecnicismo. Defende-se um ensino da arte que possibilite o acesso da criança a conhecimentos históricos e culturais que a humanizem, com ênfase no desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.</p> Bruna Thais Rodrigues Furyama, Regina Ridão Ribeiro de Paula, Heloisa Toshie Irie Saito Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68469 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 CIDADANIAS, CONVERSAS E CURRÍCULOS https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70457 <p>O presente artigo busca examinar e refletir sobre conexão entre o direito à educação e a cidadania nos dias atuais, por meio das práticas educacionais realizadas por professores e estudantes nas escolas. Ao observar de perto a rotina da sala de aula, foi possível compreender como os currículos são construídos e aplicados, e como se relacionam com a sociedade, muitas vezes divergindo das propostas pedagógicas oficiais. O desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e cidadã requer uma mudança na cultura educacional, baseada na cooperação entre indivíduos e na diversidade de métodos de aprendizagem. A partir das ideias da pesquisa no/do/com os cotidianos, destaca-se a importância das atividades do dia a dia, considerando a diversidade e as peculiaridade dos indivíduos envolvidos nos currículos <em>pensadospraticados</em>. Assimilar e incluir diferentes visões de mundo implica, portanto, reconhecer e valorizar os próprios sujeitos na criação do conhecimento, além de promover a colaboração e o diálogo essenciais para o desenvolvimento de pessoas mais conscientes e engajadas na mudança social. O projeto sugerido compromete-se com a interação e relação dinâmica entre as teorias de aprendizagem e as práticas cotidianas no contexto educativo, tornando-se uma ferramenta fundamental para compreender, valorizar e disseminar os saberes além das fronteiras acadêmicas.</p> Rafael Marques Gonçalves, Diego Rosa Copyright (c) 2025 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/70457 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66062 <p>Os cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil têm certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos, desde que componentes curriculares básicos obrigatórios estejam inclusos. Devem ainda garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação. O presente trabalho objetivou analisar os cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, relacionando os componentes curriculares e as disciplinas ministradas por área de formação. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e quantitativo, por meio de pesquisa e análise documental em matrizes curriculares de 196 cursos, públicos e privados. Observou-se uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 ao estágio curricular supervisionado, 53,5 para trabalho de conclusão de curso, 96 para disciplinas optativas e 122,6 para atividades complementares. Dentro das disciplinas obrigatórias, 1.224,5 horas são destinadas às Ciências Biológicas e da Saúde, 299,1 horas às Ciências de Humanas e Sociais, e 2.292,9 horas às Ciências da Medicina Veterinária. Conclui-se que os cursos de graduação de Medicina Veterinária no Brasil têm cumprido, seguindo a legislação, a inclusão dos componentes obrigatórios em seus currículos. Contudo, existem variações entre os estados e as regiões brasileiras nessa distribuição de carga horária, em que a região Norte se destacou com os maiores números destinados às disciplinas obrigatórias e optativas, a região Centro-Oeste para o Trabalho de Conclusão de Curso, e a região Sul para o estágio curricular supervisionado.</p> Eric Mateus Nascimento de Paula, Adolorata Aparecida Bianco Carvalho Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66062 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 -0300 PASOLINI, PEDAGOGIA PÚBLICA, PRESENÇA SUBJETIVA https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72923 <p>Neste artigo, invoco o intelectual italiano pós-Segunda Guerra Mundial Pier Paolo Pasolini, justapondo a pedagogia pública de Pasolini – sua presença subjetiva sempre sincronizada com o momento histórico – com um artigo de 2013 composto pelos acadêmicos norte-americanos contemporâneos Jake Burdick e Jennifer Sandlin, que discutem o que chamo de engenharia discursiva, descartando conceitos canônicos de educação (sem argumentos ou evidências), fantasiando que, ao mudar o que dizemos, podemos mudar o mundo. Infelizmente, Pasolini sabia melhor. Sem a segurança de um professor titular, Pasolini arriscou sua vida para ensinar ao público italiano, chamando a atenção para o caminho catastrófico que a humanidade tomou, especificamente substituindo a virtualidade pela realidade, uma tecnologização que imaginamos nos deixar imunes às consequências do capitalismo desenfreado. Com foco no romance inacabado de Pasolini, <em>Petrolio</em> (petróleo ou óleo cru), e em um filme de 2014 que se concentra nos últimos dias antes do assassinato de Pasolini, concluo essa justaposição curricular na esperança de esculpir o que Tetsuo Aoki chamou de espaço generativo de diferença, no qual podemos reexperimentar – até mesmo reativar – um momento antropológico anterior, quando ainda éramos – mais ou menos – “humanos”.</p> William F. Pinar Copyright (c) 2025 Revista Espaço do Currículo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/72923 Thu, 20 Feb 2025 00:00:00 -0300