ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERFACES COM O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Aparecida Gasquez Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, câmpus Colorado do Oeste
  • Tânia Maria Lima Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i2.17244

Resumo

Este artigo focaliza a formação de professores de Ciências Biológicas. Tem como objetivo apresentar relações entre a proposta pedagógica de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas e textos oficiais com orientações curriculares nacionais para a formação de professores. O conjunto dos textos oficiais foi assim constituído: Resolução CNE/CP n.1, de 18 de fevereiro de 2002 que institui as diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior (BRASIL, 2002 a); Resolução CNE/CP n. 2, de 2002 que dispõe sobre a duração e carga horária dos cursos (BRASIL, 2002 b); Diretrizes curriculares para a formação de professores de Ciências Biológicas (BRASIL, 2001 b) e o documento do MEC/SETEC com orientação para a implantação das licenciaturas nos Institutos Federais (BRASIL, 2009 b). Analisando a proposta pedagógica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas foi possível perceber muitas aproximações com as orientações oficiais. Dentre elas destaca-se: a ênfase nas competências e prática profissional tanto no perfil do licenciando quanto no do bacharel; a valorização dos princípios curriculares como a interdisciplinaridade, a pesquisa e a permanente articulação entre teoria-prática; oferta de disciplinas que permitem a inclusão social como Libras e Braile.

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Biografia do Autor

Aparecida Gasquez Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, câmpus Colorado do Oeste

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso, docente do curso técnico em agropecuária e licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO- câmpus Colorado do Oeste.

Tânia Maria Lima, Universidade Federal do Mato Grosso

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; docente do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso

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Publicado

25-03-2015

Como Citar

SOUSA, A. G.; LIMA, T. M. ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERFACES COM O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.15687/rec.v7i2.17244. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v7i2.17244. Acesso em: 19 abr. 2024.