Fatores Determinantes da Divulgação Voluntária Web-Based das Companhias Brasileiras de Saneamento Básico

Autores

  • Lucas Allan Diniz Schwarz Universidade de São Paulo
  • Alexandro Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raimundo Marciano de Freitas Neto Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.39791

Palavras-chave:

Saneamento básico. Governança. Divulgação voluntária web-based.

Resumo

Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi verificar os fatores determinantes da divulgação voluntária web-based das companhias brasileiras de saneamento básico.

Fundamento: Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria da Agência, Teoria da Sinalização, Teoria da Legitimidade e Teoria dos Custos Políticos.

Método: Foi desenvolvida uma métrica para avaliar a extensão da divulgação voluntária web-based. A amostra foi composta 68 companhias cadastradas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) que prestam serviços de água, esgoto ou ambos, constituídas sob o regime de sociedade anônima. Os fatores analisados foram Tamanho, Tipo de Auditoria, Custo de capital de terceiros, Estrutura de propriedade, Regulação, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez. Utilizou-se uma regressão múltipla por meio de um modelo linear generalizado.

Resultados: Foi verificada uma associação entre Tipo de auditoria e Estrutura de propriedade com um maior nível de divulgação voluntária web-based. Contudo, as variáveis Tamanho, Regulação, Custo de capital, Rentabilidade, Alavancagem e Liquidez não se apresentaram estatisticamente significativas.

Contribuições: Os achados desta pesquisa contribuem à um melhor entendimento acerca dos fatores que explicam o grau de divulgação voluntária web-based das companhias brasileiras de saneamento básico que, ao prestarem serviços públicos, possuem o compromisso de atuarem com maior transparência. Além disto, apresenta-se um insight acerca do papel da estrutura de propriedade no nível de disclosure das companhias.

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Biografia do Autor

Lucas Allan Diniz Schwarz, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Alexandro Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Raimundo Marciano de Freitas Neto, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional UnB/UFPB/UFRN

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

 

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Diniz Schwarz, L. A., Barbosa, A., & Marciano de Freitas Neto, R. (2019). Fatores Determinantes da Divulgação Voluntária Web-Based das Companhias Brasileiras de Saneamento Básico. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(2), 118–141. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.39791

Edição

Seção

Seção Nacional