Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Governança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.52215Resumo
Objetivo: Este estudo analisa a associação da evidenciação do gerenciamento de riscos com governança corporativa e desempenho em empresas brasileiras com American Depositary Receipts (ADRs).
Fundamento: Os investidores podem incorporar informações de risco em suas decisões, assim as evidenciações das ações sobre o gerenciamento de riscos podem estar alinhadas à atividade operacional e aumentar o desempenho organizacional e conduzir a relação entre organização e sociedade por meio da governança corporativa.
Método: A amostra consistiu das 37 empresas não financeiras com os dados disponíveis do período de 2010 a 2014. O Índice de Evidenciação da Gestão de Riscos foi apurado mediante a leitura dos relatórios da administração e atribuição de pesos para cada tipo de risco encontrado, seguida de aplicação da técnica da entropia da informação. Já os dados para governança corporativa (direito de controle e diferença entre direito de controle e direito sobre o fluxo de caixa do acionista controlador) e desempenho empresarial (Margem Bruta, Retorno sobre o Patrimônio Líquido e Ativo Total) foram extraídos da Economática®.
Resultados: A análise da correlação de Spearman indica que empresas maiores, considerando o Ativo Total, tendem a evidenciar mais sobre a gestão de riscos. Porém, não se observou correlação significativa entre as variáveis de governança corporativa e o índice da evidenciação da gestão de riscos.
Contribuição: Conclui-se que a evidenciação da gestão de riscos está relacionada à capacidade da empresa em fornecer informações de qualidade, com atributos de confiabilidade, relevância, precisão e integridade, que reflitam o desempenho da empresa e suas práticas de governança corporativa.
Palavras-chave: Evidenciação. Gestão de riscos. Governança corporativa. Desempenho empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RECFin concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais;
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.