Análise de Tweets ao Redor da Divulgação de Resultados

Autores

  • André Martins Ismail
  • Vinicius Mothé Maia FACC/UFRJ
  • Roberto Tommasetti
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62911

Resumo

Objetivo: Verificar a relação entre o conteúdo dos tweets e das informações contidas nas demonstrações contábeis.

Fundamento: As mídias sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas e, com essa interação, o conteúdo publicado ou compartilhado conseguiu atingir um número grande de pessoas de forma rápida e prática. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em números de usuários ativos no Twitter, com aproximadamente 13,5 milhões. Com essa consolidação dos meios digitais, há estudos acadêmicos na área de finanças que procuraram mensurar o impacto dessas mídias sociais no mercado de capitais, em particular o preço das ações. Paralelo a isso, outras pesquisas mostraram forte relacionamento entre preços e demonstrações contábeis.

Método: Optou-se por uma abordagem mista, onde a análise quantitativa será realizada por um estudo de eventos para identificar as companhias que tiveram algum retorno anormal, seja positivo ou negativo, e uma vez identificadas essas companhias, será analisado o conteúdo dos tweets dessas empresas selecionadas utilizando o modelo qualitativo de análise de conteúdo categorial.

Resultados: O conteúdo dos tweets das empresas selecionadas através dos seus retornos anormais ao redor de sua divulgação mostrou haver uma fraca relação entre o conteúdo dos tweets e os retornos anormais advindos da publicação das informações contábeis das empresas analisadas.

Contribuições: Dado a grande quantidade de investidores pessoas físicas que estão migrando para o mercado de renda variável, entender o comportamento de mais uma variável que impacta o mercado de capitais é uma importante contribuição para a sociedade.

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Biografia do Autor

Vinicius Mothé Maia, FACC/UFRJ

Doutorando IAG/PUC-Rio e Professor do curso de Ciências Contábeis da FACC/UFRJ

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Ismail, A. M., Maia, V. M., Tommasetti, R., & Macedo, M. A. da S. (2023). Análise de Tweets ao Redor da Divulgação de Resultados. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(3), 118–136. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62911

Edição

Seção

Seção Nacional