Análise de Tweets ao Redor da Divulgação de Resultados
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62911Resumo
Objetivo: Verificar a relação entre o conteúdo dos tweets e das informações contidas nas demonstrações contábeis.
Fundamento: As mídias sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas e, com essa interação, o conteúdo publicado ou compartilhado conseguiu atingir um número grande de pessoas de forma rápida e prática. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em números de usuários ativos no Twitter, com aproximadamente 13,5 milhões. Com essa consolidação dos meios digitais, há estudos acadêmicos na área de finanças que procuraram mensurar o impacto dessas mídias sociais no mercado de capitais, em particular o preço das ações. Paralelo a isso, outras pesquisas mostraram forte relacionamento entre preços e demonstrações contábeis.
Método: Optou-se por uma abordagem mista, onde a análise quantitativa será realizada por um estudo de eventos para identificar as companhias que tiveram algum retorno anormal, seja positivo ou negativo, e uma vez identificadas essas companhias, será analisado o conteúdo dos tweets dessas empresas selecionadas utilizando o modelo qualitativo de análise de conteúdo categorial.
Resultados: O conteúdo dos tweets das empresas selecionadas através dos seus retornos anormais ao redor de sua divulgação mostrou haver uma fraca relação entre o conteúdo dos tweets e os retornos anormais advindos da publicação das informações contábeis das empresas analisadas.
Contribuições: Dado a grande quantidade de investidores pessoas físicas que estão migrando para o mercado de renda variável, entender o comportamento de mais uma variável que impacta o mercado de capitais é uma importante contribuição para a sociedade.
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