O IMPASSE TEOLÓGICO PRÁTICO DA NECESSIDADE DE INCULTURAÇÃO DA FÉ NOS ESPAÇOS INDIANO E BRASILEIRO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RITUAL EM AMBOS

Autores

  • Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Simões

Resumo

A formação do cristianismo se processou através da constante adaptabilidade do mesmo aos espaços culturais dos quais se aproximava. Quando da expansão marítima portuguesa (século XVI), o contato da estrutura colonizadora portuguesa com os ambientes brasileiro e indiano resultaram em modos de cristianismo bastante diversos entre si sob uma ótica litúrgica. Este artigo propõe-se a apresentar os ambientes eclesiais atuais em ambos países e investiga nos dois possíveis causas para esta disparidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

SIMÕES, J. E. dos S. R. O IMPASSE TEOLÓGICO PRÁTICO DA NECESSIDADE DE INCULTURAÇÃO DA FÉ NOS ESPAÇOS INDIANO E BRASILEIRO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RITUAL EM AMBOS. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/10942. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais