O CARÁTER PEDAGÓGICO E EPISTEMOLÓGICO DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Edile Maria Fracaro Rodrigues
  • Rachel de Morais Borges Perobelli
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo

A presente pesquisa reflete a oferta dos cursos de especialização em Ensino Religioso e teve como objetivo verificar na construção de um determinado curso de pós-graduação dois pressupostos: o epistemológico e o pedagógico. A partir desses pressupostos, procuramos relacionar a produção dos alunos desse curso e a articulação que estabeleceram entre o conhecimento científico e os saberes escolares. A pesquisa teve como base um estudo realizado por Junqueira (2010), o currículo de um curso de fundamento e metodologia de Ensino Religioso a distância e a produção de textos e artigos de alunos. Verificou-se que há uma apropriação do discurso, mas não dos conceitos, e que os alunos não conseguem fazer a transposição pedagógica. Na formação de professores essa transposição é necessária, pois é essa expertise que se exige do educador. Propor e discutir características pedagógicas para Ensino Religioso significa analisar e compreender essa disciplina no conjunto de teorias da educação e pensar na formação dos docentes. Assim será possível constituir uma identidade pedagógica para o Ensino Religioso. A aproximação entre os saberes acadêmicos e os saberes práticos demanda muitas pesquisas para contribuir na formação teórico-epistemológica do professor, pois é essa formação que lhe permitirá estabelecer relações mais complexas da prática.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

RODRIGUES, E. M. F.; PEROBELLI, R. de M. B.; JUNQUEIRA, S. R. A. O CARÁTER PEDAGÓGICO E EPISTEMOLÓGICO DO ENSINO RELIGIOSO. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/12500. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais