RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E MARCIALIDADE NA FORMAÇÃO HISTÓRICA DO KUNG FU: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM CAMPO DE PESQUISAS RECENTE NO BRASIL

Autores

  • Matheus da Cruz Zica

Resumo

O artigo está dividido em quatro partes. Na primeira, e na última, tecemos considerações sobre a recente entrada do Kung Fu nos meios acadêmicos brasileiros; sobre alguns argumentos e temas presentes nesses trabalhos; e, ao final, listamos alguns pontos que consideramos importante serem levados em conta, nas pesquisas futuras, sobre a temática em questão. Já nas duas partes intermediárias do artigo, procuramos reforçar certos aspectos já levantados nos trabalhos acadêmicos brasileiros, produzidos na última década, acrescentando, sempre que possível, novidades presentes em bibliografias ainda pouco consultadas em nosso país até o presente momento. Um dos temas tratados historicamente foi a relação entre a prática do Kung Fu e a tradição budista do mosteiro Shaolin. Esse procedimento se justifica pelo fato de que a maioria dos estilos de Kung Fu em voga continua procurando associar suas origens àquele mosteiro. Dentro dos limites desse texto, nos esforçamos também por traçar, em linhas gerais, as histórias diversas das diferentes práticas que foram se associando ao cultivo das habilidades marciais na China ao longo dos séculos. Essa diversidade ainda não foi trabalhada de forma contundente em nossa recente produção, o que torna relevante tal abordagem nessa ocasião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

ZICA, M. da C. RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E MARCIALIDADE NA FORMAÇÃO HISTÓRICA DO KUNG FU: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE UM CAMPO DE PESQUISAS RECENTE NO BRASIL. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 167–176, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/15873. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais