O Labirinto como segredo ou o segredo do labirinto? uma leitura à luz do imaginário educacional

Autores

  • Alberto Filipe Universidade do Minho

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar que o labirinto não somente é a matriz arquetípica do segredo, que aliás possui uma forte relação com o mistério e com o enigma, mas que o próprio segredo do labirinto dá a imaginar quer do ponto de vista mítico, quer do ponto de vista educacional: o labirinto, ao funcionar como uma espécie de isco do desconhecido, suscita a curiosidade, a impaciência daquele que no reservado quer penetrar seja para mudar o mundo, seja para se transformar, seja apenas para satisfazer uma simples ou mesmo uma mórbida e pesada curiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-22

Como Citar

FILIPE, A. O Labirinto como segredo ou o segredo do labirinto? uma leitura à luz do imaginário educacional. Religare, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 78–97, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/17473. Acesso em: 20 dez. 2024.