Padre Inácio de Sousa Rolim: O educador/sacerdote e as estruturas de sensibilidade
Resumo
Este artigo busca desvelar a estrutura de sensibilidade que Padre Inácio de Sousa Rolim desenvolveu em sua jornada enquanto educador/sacerdote na cidade de Cajazeiras-PB no nordeste brasileiro no século XIX. Como fundamentação teórica de nossa pesquisa foi analisada as ações que Padre Rolim desenvolveu a partir da classificação das imagens que correspondem a três estratégicas básicas (heroica, mística e dramática) empregadas pelo imaginário. Desenvolvemos uma perspectiva transdisciplinar e abrimos brechas para o estudo do imaginário na vida e obra de Padre Rolim, desconfiando que por detrás das suas formas estruturadas, transparecem estruturas profundas. Selecionamos a pesquisa descritiva e histórica por considerar que a história serve para elucidar o contexto vivido, e fornecer significados deste contexto, e utilizamos a abordagem qualitativa com o método de questionamento reconstrutivo de fontes primárias e secundárias. Como resultado de nossa análise identificamos a estrutura de sensibilidade heroica e os símbolos ascensionais presentes na jornada do educador/sacerdote.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.